O Problema do Método em René Descartes

breve diálogo sobre lógica e crítica do pensamento científico

Authors

Keywords:

Descartes; Método; Pensamento Científico;

Abstract

René Descartes tornou-se base para constituição de alguns caminhos científicos e filosóficos como, por exemplo, a criação de uma visão racionalista da vida e o seu pensar dualista que separou a mente e o corpo como uma espécie de extensão. Suas experiências servem de base até os dias atuais auxiliando o entendimento em diversas áreas do conhecimento, como a fisiologia humana, matemática, lógica, ciências humanas, sociais e todo o contexto de se fazer ciência. Este artigo tem por objetivo analisar o problema do método em Descartes, utilizando-se de sua obra principal “O discurso do método” e apoiando-se em alguns dos seus principais intérpretes bibliográficos. O intuito é compreender a constituição de sua importância na composição da chamada ciência moderna e, por fim, apontar as principais motivações para o desenvolvimento de seu método e suas principais contribuições.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Erik Santos Passos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS, Bolsista Capes DS. 

Cassiano Celestino de Jesus , Universidade Federal da Bahia

Doutorando em História Social pela UFBA, Bolsista Fapesb. 

Ítalo José Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS.  

References

ANDRADE, Elaine Maria Paiva de; BERNAL, Luiz. O Método Cartesiano para Ciência. Scientiarumhistória: filosofía, ciencias e artes. 2016. Acesso em: 15/dez/20. Disponivel em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh6/SHVI/trabalhos%20orais%20completos/trabalho_087.pdf.

CHAUI, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

DESCARTES. Discurso do método. Rio de Janeiro: José Olympio, 1960.

DE SOUZA LEITE, Danielle Thaís Barros; ASSUNÇÃO, Sara Julliane Ribeiro; FEITOSA, André Luis Oliveira. Sobre O Método De Descartes E Sua Contribuição Para A Ciência Moderna. Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016.

FAGHERAZZI, O. J. Descartes e algumas contribuições científicas. Anais da 3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica. Scientia Plena, v. 11, n. 2, 2015. Acesso em: 18/dez/20. Disponivel em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/download/1729/1127 .

GATT, Pablo. A filosofia em prol da religião: o movimento escolástico na idade média central (XI-XIII). Sapere Aude, v. 11, n. 22, p. 417-433, 2020.

JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

KOYRÉ, A. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MENDONÇA, André Luis de Oliveira; CAMARGO JR, Kenneth Rochel de. Os acertos de Descartes: implicações para a ciência, biomedicina e saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, 2016.

SERTILLANGES, A. D. El cristianismo y las filosofías. Madrid: Gredos, 1966.

SILVA, F. L. Descartes: a metafísica da modernidade. 2 ed. São Paulo: Editora moderna, 2006.

Published

2021-12-31

How to Cite

SANTOS PASSOS, Erik; CELESTINO DE JESUS , Cassiano; JOSÉ SILVA SANTOS, Ítalo. O Problema do Método em René Descartes: breve diálogo sobre lógica e crítica do pensamento científico. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 15, n. 29, p. 277–287, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/16187. Acesso em: 22 dec. 2024.