História(S) do Grupo Forja no ABC: Militância, Memória e Engajamento no Brasil no pós-1964
Abstract
Num dos períodos mais repressivos da história deste país foi possível inventar, criar formas alternativas de luta, reatualizar tradições. Apesar do golpe militar de 1964 e da estrutura sindical corporativa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo abriu brechas pelas quais foi possível realizar a
mobilização de milhares de trabalhadores em memoráveis greves, simultaneamente à fabricação de outras
práticas sindicais que marcaram de vez o movimento operário no Brasil dos anos 70 e 80. Pretendo destacar inicialmente neste artigo a emergência do chamado "novo sindicalismo" no ABC como um movimento que entrecruza os campos da política e da cultura. Ao mesmo tempo, entendo que o "novo sindicalismo" é uma operação que abrange práticas e representações de múltiplos personagens: jornalistas, advogados, militantes de diferentes organizações revolucionárias (incluindo o próprio PCB), ex-presos políticos e artistas. Nesse contexto, ganha corpo o Grupo de Teatro Forja, ligado ao sindicato, expressão viva do enlace entre sindicalismo e cultura.
Palavras-chave: Movimento operário, ABC paulista, arte engajada, teatro operário, Brasil
Downloads
Metrics
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)