Entre o paternalismo e a autonomia: as dirigências políticas do Nordeste brasileiro à sombra da Aliança Para o Progresso (1961-1964)

Autores/as

  • Pedro Carvalho Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar a relação paternalista entre Estados Unidos e as dirigências políticas nordestinas por meio da Aliança Para o Progresso, projeto de ajuda externa criado durante o governo John F. Kennedy cuja pretensão era expandir o desenvolvimento dos países latino-americanos na mesma proporção em que afastava a presença comunista. Nossa hipótese é a de que esta relação fez com que a APP fosse recebida por boa parte das dirigências políticas nordestinas como um substituto às relações paternalistas antes existentes entre o poder central e os poderes locais, constituídos por estas dirigências e dotados de certa autonomia em relação ao Governo Federal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Pedro Carvalho Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá

Citas

BURSZTYN, Marcel. O poder dos donos: planejamento e clientelismo no Nordeste. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 1984.

CASTRO, Iná Elias de. O mito da necessidade: discurso e prática do regionalismo nordestino. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992.

FICO, Carlos. O Grande Irmão: da operação Brother Sam aos anos de chumbo – O governo dos Estados Unidos e a ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LATHAM, Michael E. Modernization as ideology: American social science and Nation Building in the Kennedy Era. North Carolina: The University of North Carolina Press, 2000.

OLIVEIRA, Francisco de. A economia da dependência imperfeita. 4. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. Entre o paternalismo e a autonomia: as dirigências políticas do Nordeste brasileiro à sombra da Aliança Para o Progresso (1961-1964). Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 13, n. 24, p. 111–129, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/10108. Acesso em: 22 dic. 2024.