Medievo gamificado

uma proposta motivadora para o ensino de história medieval

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de História, Idade Média, Gamificação

Resumen

O contexto atual de nossa sociedade apresenta uma série de desafios para os professores de História trabalharem com os conteúdos de Idade Média como a desmotivação dos estudantes e as apropriações do medievo feitas para fins mercadológicos e políticos. Esta realidade revela a importância de trabalhar tais conteúdos de forma crítica em sala de aula e com uma metodologia motivadora para os jovens. Este artigo propõe um modelo de gamificação dos conteúdos de História da Idade Média para a Educação Básica construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre os temas. Portanto, o objetivo traçado é possibilitar uma reflexão teórica a partir de uma proposta prática e analisar as possibilidades da construção de um Ensino de História medieval que alcance uma aprendizagem significativa e possibilite despertar o senso crítico dos estudantes.    

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Biografía del autor/a

Renan da Cruz Padilha Soares, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Mestre em Práticas na Educação Básica (PROPGPEC)

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Publicado

2022-07-25

Cómo citar

SOARES, Renan da Cruz Padilha. Medievo gamificado: uma proposta motivadora para o ensino de história medieval. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 30, p. 90–114, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17455. Acesso em: 27 sep. 2024.