Transferências culturais e contextos de apropriação: em torno da Escola do Recife
Resumen
O trabalho procura analisar as dimensões da Escola do Recife enquanto objeto de investigação em torno das transferências culturais na crítica do pensamento nacional. Para tanto, procuramos compreender a relação teórica entre contextos de apropriação e os principais temas, conceitos, ideias e debates relacionados à Escola, principalmente ao núcleo referencial formado por Tobias Barreto e Sílvio Romero. Para tanto, cruzamos a dimensão teórica, historiográfica e empírica a fim de compreender as reverberações dessas dinâmicas de circulação de ideias entre gerações diversas de intelectuais e suas obras. No presente trabalho nos atemos as possibilidades de interconexão entre a noção de “contexto de apropriação” no caso da trajetória da Escola do Recife dentro da chamada “crítica do pensamento nacional”, dos “intérpretes do Brasil”, ou ainda, das tensões inerentes às nossas tradições intelectuais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2016-06-01
Cómo citar
PASSOS, Aruanã Antonio dos. Transferências culturais e contextos de apropriação: em torno da Escola do Recife. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 8, n. 15, p. 17–29, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/4025. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos Livres - Fluxo Contínuo
Licencia
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)