O Estado da Arte sobre a terra indígena Caiçara/Ilha de São Pedro do povo Xokó: Um legado a ser seguido e ampliado
Resumen
A Terra Indígena Caiçara/Ilha de São Pedro está localizada no município de Porto da Folha, no semiárido sergipano, inserida na bacia hidrográfica do rio São Francisco e de ocupação tradicional do povo indígena Xokó. Encontra-se homologada pelo Decreto do Governo Federal N. 401 de 24/12/1991, com 4.316 ha, de propriedade pertencente à União, sem pendências na sua situação jurídica de regularização. Considerando a importância desse território como principal referência dos estudos científicos acerca dos processos de territorialização indígena em Sergipe, o presente artigo tem como objetivo reunir e apresentar de forma sistematizada um acúmulo de informações produzidas e publicadas, há mais de quarenta anos, particularmente, no que dize respeito à luta pela/na terra reproduzida historicamente pelo povo Xokó.
Palavras-chave: Território; Indígena; Bibliografia.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)