Proximidade geográfica, distância conceitual: concepções de produtores culturais sobre a memória Lampiônica nas cidades de Serra Talhada e Triunfo – PE
Palabras clave:
Lampião, Cangaço, Serra Talhada, TriunfoResumen
Este artigo busca estabelecer discussão sobre as ações dos produtores culturais que atuam nas cidades de Serra Talhada e Triunfo, ambas situadas na Mesorregião do Sertão de Pernambuco e na Microrregião do Pajeú. Discutem-se as intenções de tais agentes relacionadas à memória lampiônica. Suas estratégias e fins. São utilizadas fragmentos de entrevistas realizadas nos espaços urbanos citados. Conclui-se que, mesmo havendo proximidade geográfica entre as duas cidades, e também semelhança de objetivo, por parte dos produtores culturais, suas estratégias são diferenciadas.
Palavras-Chave: Memória lampiônica, Produtores culturais, estratégias.
Descargas
Métricas
Citas
REFERÊRENCIAS.
CERTEAU. Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis. Vozes 2011.
CLEMENTE, Marcos E de A. Lampiões acesos: a Associação Folclórica e Comunitária dos Cangaceiros de Paulo Afonso, BA e os processos de constituição da memória coletiva do cangaço (1956-1998). Campinas. Dissertação de Mestrado. UNICAMP. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. 2003.
FERREIRA JÚNIOR. J. A apropriação da memória lampiônica na construção da identidade de Serra Talhada. Dissertação de Mestrado. PPGCS. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Campina Grande – PB. 2010.
FERREIRA JÚNIOR, J. SOARES, Cristiano E de C. O Papel da Mídia na Invenção e Venda da Memória de Lampião em Serra Talhada – PE. XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI.
FERREIRA JÚNIOR, J. Serra talhada x Triunfo: a disputa da memória de lampião no médio Pajeú pernambucano. Tese de Doutorado. PPGCS. Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Campina Grande – PB. 2014.
HALL. Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. 2010.
HOBSBAWM. Eric; RANGER. Terence. A Invenção das Tradições. São Paulo: Paz e Terra. 2002.
NORA. Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo: Educ. 1993.
POLLAK. Michael. Memória e Identidade Social. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, volume 5. nº 10, 1992, p. 200 – 212.
SCHWARTZENBERG. Roger G. O Estado Espetáculo. Rio de Janeiro. Difel. 1978.
SOUZA. Anildomá W. Lampião: o comandante das caatingas. Serra Talhada: Esdras Graphic, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)