A pseudocarnavalização em um terreiro de Pau dos Ferros-RN
Résumé
Este artigo é fruto de nossa pesquisa de doutorado, em desenvolvimento junto ao PPGL/UERN. Nele tratamos da (des)materialização do conceito de carnavalização, proposto por Bakhtin, com a qual nos deparamos no ínterim da observação participante que levou à constituição do corpus da pesquisa. Ao realizar entrevistas com membros de um terreiro de Umbanda na cidade de Pau dos Ferros-RN, percebemos, por parte dos dirigentes, a construção de uma alegoria discursiva, com a qual pretendiam reconfigurar a hierarquia social tradicionalmente pertinente à natureza daquele grupo religioso. Num diálogo com a hierarquia validada pela tradição, seus discursos contrapunham outra hierarquia, esta de valores constituídos por sentidos que orbitam em torno dos signos “Pai”, “Mãe” e “irmã(o)s de santo”.
PALAVRAS-CHAVE: Argumentação; Hierarquia de valores; Nova retórica
Téléchargements
Métriques
Références
ÁLVARES, L. M. e FREITAS, A. C. de. Pesquisa qualitativa em linguagem: trajeto(s) metodológico(s) da observação participante. João Pessoa: Ideia, 2018.
BAKHTIN, M. Apresentação do problema. In: BAKHTIN, M. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 3. ed. Brasília; São Paulo: EdUnB; HUCITEC, 1996, p. 1 – 50.
BAKHTIN, M. Por uma metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2007, p. 57 – 79.
CARDANO, M. Manual de pesquisa qualitativa: a contribuição da teoria da argumentação. Trad. CONILL, Elizabeth da Rosa. Petrópolis: Vozes, 2017.
GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe – UFSCAR. Palavras e contrapalavras: enfrentando questões de metodologia bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João Editores, 2012, p. 19 – 39.
KAUFMANN, J. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes; Maceió: Edufal, 2013.
MIOTELLO, V. Ideologia. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. 4. reimp. São Paulo: Contexto, 2010, 167 – 176.
PERELMAN, C. e OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. 83 – 107.
QUIVY, R. e CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.
VOLOCHINOV, V. N. A palavra e sua função social. In: VOLOCHINOV, V. N. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013, p 189 – 212.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)