Memória e identidade nacional: o Brasil da supersérie “Os Dias Eram Assim”
Mots-clés :
Teledramaturgia, Memória coletiva, Identidade nacionalRésumé
Em 2017, a Rede Globo exibiu a supersérie “Os dias eram assim”, que retratava o período ditatorial entre os anos 1970 e 1988. A trama conta a história de Renato Reis e Alice Sampaio, separados por famílias antagônicas naquele cenário sociopolítico. O artigo tem o propósito de analisar a narrativa do primeiro episódio da supersérie a fim de perceber como a emissora rememora o período à luz dos conceitos de “memória coletiva”, “lugar de memória” e “comunidade imaginada”. Concluiu-se que o Brasil daquele momento foi resumido a um cômputo de futebol, ufanismo e repressão. A final da copa do mundo de 1970 determina as ações dos personagens, há uma dicotomia entre “mocinhos” e vilões, com imagens de arquivo entrecruzadas e múltiplos conflitos geracionais. A emissora esforça-se para atribuir a si mesma o dever de rememorar a história recente nacional, especialmente o regime traumático ditatorial.
MEMORY AND NATIONAL IDENTITY: BRAZIL FROM THE SUPERSERIE “OS DIAS ERAM ASSIM”
Abstract
In 2017, Rede Globo featured the super series “Os dias eram assim”, which portrayed the dictatorial period between 1970 and 1988. The plot tells the story of Renato Reis and Alice Sampaio, separated by antagonistic families in that sociopolitical scenario. The article aims to analyze the narrative of the first episode of the superseries in order to understand how the broadcaster remembers the period in light of the concepts of “collective memory”, “place of memory” and “imagined community”. It was concluded that Brazil at that time was reduced to a sum of soccer, pride and repression. The 1970 World Cup final determines the characters' actions, there is a dichotomy between good and bad guys, with intertwined archive images and multiple generational conflicts. The broadcaster strives to assign itself the duty to recall recent national history, especially the traumatic dictatorial regime.
Keywords: Teledramaturgy. Collective Memory. National Identity.
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