Condições sociossanitárias nas margens do Rio Tocantins
contrapondo olhares
Mots-clés :
Saúde e doenças, Goiás, TocantinsRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar a situação das populações ribeirinhas do Tocantins na primeira metade do século XX, no que se refere às questões de saúde e doenças, com base em fontes deixadas por profissionais da medicina. Problematizamos centralmente como os médicos, enquanto intérpretes, as definiram socialmente e quais os elementos que demarcaram em sua leitura para caracterização dos aspectos sanitários e higiênicos das margens do rio Tocantins. Os ribeirinhos viviam carentes de assistência por parte do governo e alijados do acesso aos avanços da medicina; e os médicos brasileiros ansiosos por construir um quadro social e sanitário do interior do país, dialogavam com os seus homólogos locais, obtendo dados importantes acerca das especificidades da região, daí notar-se homogeneidade quanto aos temas e à ausência de contestações em suas análises.
Téléchargements
Métriques
Références
CAIXETA, Vera Lúcia. A integração nacional pelo saneamento do sertão: Goiás no relatório de Arthur Neiva e Belizário pena (1912). Intellèctus, Ano XV, n. 2, 2016.
CAMPOS, André Luiz Vieira de. Políticas Internacionais de Saúde na Era Vargas: o Serviço Especial de Saúde Pública, 1942-1960. – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
CARRARA, S. Tributo à Vênus: a luta contra a sífilis no Brasil, da passagem do século aos anos 40. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 1996.
HOCHMAN, Gilberto e LIMA, Nísia Tindade. Médicos intérpretes do Brasil: uma introdução. In: Médicos e intérpretes do Brasil. Org. Gilberto Hochman e Nísia Trindade Lima. 1ª ed. – São Paulo: Hucitec, 2015.
LIMA, Nísia Trindade. Uma brasiliana médica: O Brasil Central na expedição científica de Artur Neiva e Belisário Pena e na viagem ao Tocantins de Júlio Paternostro. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 16, supl. 1, jul. 2009.
MARTINS, Mário Ribeiro. Quem foi Júlio Paternostro? Usina de Letras. 29/09/2007. Disponível em: https://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=46118&cat=Artigos&vinda=SAcesso em: 27/08/2021.
MEIRELES, Marilucia Melo. Os “bobos” em Goiás: Enigmas e silêncios. - 1. Ed. – Goiânia: Editora da UFG, 2014.
NEIVA, Arthur & PENNA, Belisário (1999). Viagem Científica Pelo Norte da Bahia, Sudoeste de Pernambuco, Sul do Piauí e de Norte a Sul de Goiás. Ed. Fac-similar. Brasília: Senado Federal, 1919, p. 74.
NORTE DE GOYAZ. Periódico. Porto Nacional, n.º 7, de 1905.
NUNES, Radamés Vieira. Francisco Ayres, lembranças de um porvir: Porto Nacional e à modernização no Norte de Goyaz. 2016. 345 f: il, Tese (Doutorado em História Social), Programa de Pós-Graduação em História. UFU - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
O INCENTIVO. Periódico. Porto Nacional, n.º 4, de 1901.
PATERNOSTRO, Júlio. Viagem ao Tocantins. São Paulo: Companhia Editora Nacional. (Coleção Brasiliana, série 5, vol. 248), 1945.
PINTO, Roquete. Prefácio. In: Viagem ao Tocantins. Companhia Editora nacional, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia Para, Rio Grande do Sul, 1945.
REZENDE, Joffre M. de. A viagem científica de Neiva e Penna: roteiro para os estudos das doenças do sertão. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, supl.1, jul. 2009.
SÁ, Dominichi Miranda de. Uma interpretação do Brasil como doença e rotina: a repercussão do relatório médico de Arthur Neiva e Belisário Penna (1917-1935). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, supl.1, jul. 2009.
SANTOS, Luiz Antônio de Castro e FIGUEIREDO, Regina E. Domingos de. Belisário Penna, combatente. In: Médicos e intérpretes do Brasil. Org. Gilberto Hochman e Nísia Trindade Lima. 1ª ed. – São Paulo: Hucitec, 2015.
SILVA, Francisco Ayres da. Caminhos de Outrora: diário de viagem. Goiânia: Oriente, 1972.
SILVEIRA, Peixoto da. A Nova Capital – por que, para onde e como mudar a Capital. Goiânia: Pongetti, 1957.
SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Arthur Neiva e a ‘questão nacional’ nos anos 1910 e 1920. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.16, supl.1, jul. 2009.
TELES, José Mendonça. Um Rio dentro de Mim. Goiânia: Oriente, 1979.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)