O medievo na Educação Básica: o LEMIMA como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão
Mots-clés :
Idade Média, Educação Básica, LEMIMARésumé
A inquietação que resultou neste trabalho, especificamente, foi a prática pessoal do ensino de história medieval. Com este artigo objetivamos apresentar um relato de experiência de trabalhar o medievo no Ensino Médio, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, no IFTM/Campus Paracatu, pelo LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades. Para tanto, serão delineados: a prática de ensino, os desafios enfrentados, a importância de um estudo orientado sobre o tópico e as conquistas do projeto.
Téléchargements
Métriques
Références
ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. Revista História, São Paulo, Volume 22, n°1, 2003, p. 183 – 193. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/jMrYY4HDZR8RwmNsqrWx7hK/abstract/?lang=pt. Acesso em 29 Mar 2022.
AGUIAR, Veronica Aparecida. Ancilla Christi, plantula sancti Francisco: o evangelho e a pobreza como forma de vida em Clara de Assis (1212-1253). Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em 10 Abr. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-ict/pibic-em. Acesso em 11 Abr 2022.
BARROS, José D’Assunção. Cinema e história – considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade, Ano 32, n. 55, p. 175-202, jan./jun. 2011.
BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: Múltiplos aspectos de uma relação. Revista Dispositiva, Volume 3, n° 1, 2016.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 2001.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em 09 Abr 2022.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação [online], n. 22, 2003, p. 91. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009 . Acesso em 10 Abr 2022.
CLARO, Silene Ferreira. História e cinema: cultura histórica da sociedade contemporânea. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. Natal, RN, 22 a 26 de julho de 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371343716_ARQUIVO_HistoriaecinemaculturahistoricadasociedadecontemporaneaANPUH2013.pdf. Acesso em 13 Abr 2022.
CLARO, Silene Ferreira. Cinema e História: uma reflexão sobre as possibilidades do cinema como fonte e como recurso didático. Augusto Guzzo Revista Acadêmica - No 10 - dezembro de 2012 - São Paulo: FICS. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/132. Acesso em 13 abr 2022.
COELHO, Maria Filomena Costa. Ser Mulher na Idade Média. Textos de História. Brasília, v. 5, 1997, p. 82-91. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21162/1/ARTIGO_SerMulherIdadeMedia.pdf. Acesso em 13 Abr 2022.
DUARTE, Magda Rita Ribeiro de; RUST, Leandro Duarte. Desaprender para reaprender: o Papado medieval na formação de professores. In: VIANNA, Luciano José (Org.). A história medieval entre a formação dos professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.
DUBY, Georges. Damas do século XII, Heloísa, Isolda e Outras Damas do século XII. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.
GAJANO, Sofia. Santidade. In: LE GOFF, Jacques. SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2006, p.449-462.
LIMA, Marcelo Pereira. Inocêncio III. In: NASCIMENTO, Renata C. de S.; SOUZA, Guilherme Queiroz de. (Orgs.) Dicionário: cem fragmentos biográficos. A Idade Média em trajetórias. Goiânia: Tempestiva, 2020, p. 331-336, entre outros.
MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. 5ª. Ed. São Paulo SP. Contexto, 2002.
MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média nas aulas de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 109 – 125
Regra de Santa Clara. Disponível em: https://www.capuchinhos.org/images/franciscanismo/santa_clara_assis/fontes/escritos_1_regra.pdf. Acesso em 11 Abr 2022.
RUST, Leandro Duarte. Inventando Gregório VII: os Ad Heinricum IV Imperatorem libri VII e a busca pela medida do passado. Varia Historia. Belo Horizonte, Vol. 31, n. 55, p. 21-51, jan/abr, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-87752015000100003. Acesso 13 Abr 2022.
RUST, Leandro Duarte. O heroísmo ao avesso: os antipapas e a memória historiográfica da política papal (1040-1130). História (São Paulo) v. 30, n.2 p. 266 – 292, ago/dez, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-90742011000200013. Acesso 13 Abr 2022.
RUST, Leandro Duarte. O papado na Idade Média. In: SILVA, Paulo Duarte; NASCIMENTO, Renata Cristina (Orgs.). Ensaios de História Medieval: temas que se renovam. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 51-72.
SILVA, Valéria Fernandes da. A Construção da Verdadeira Religiosa no Século XIII: O Caso de Clara de Assis. Tese (Doutorado) UnB. Brasília, 2008.
SILVEIRA, Marta de Carvalho. A representação da mulher medieval nos livros didáticos: uma visão comparativa. Revista de História Comparada. Rio de Janeiro V. 11, n. 2, 2017, p. 80-107. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/11851. Acesso em 13 Abr 2022.
VIANNA, Luciano José (Org.). A história medieval entre a formação dos professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.
VIANNA, Luciano José. Do presente para o passado: uma reflexão sobre o Ensino de História Medieval na contemporaneidade. Revista TEL, Irati, v. 8, n. 2, Jul-Dez / 2017, p. 16 – 31. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10896. Acesso em 10 Abr 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)