O medievo na Educação Básica: o LEMIMA como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão

Auteurs

Mots-clés :

Idade Média, Educação Básica, LEMIMA

Résumé

A inquietação que resultou neste trabalho, especificamente, foi a prática pessoal do ensino de história medieval. Com este artigo objetivamos apresentar um relato de experiência de trabalhar o medievo no Ensino Médio, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão, no IFTM/Campus Paracatu, pelo LEMIMA – Laboratório do Ensino Médio sobre Idade Média e Antiguidades. Para tanto, serão delineados: a prática de ensino, os desafios enfrentados, a importância de um estudo orientado sobre o tópico e as conquistas do projeto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Magda Rita Ribeiro de Almeida Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Doutora em História (PPGHis)

Références

ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. Revista História, São Paulo, Volume 22, n°1, 2003, p. 183 – 193. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/jMrYY4HDZR8RwmNsqrWx7hK/abstract/?lang=pt. Acesso em 29 Mar 2022.

AGUIAR, Veronica Aparecida. Ancilla Christi, plantula sancti Francisco: o evangelho e a pobreza como forma de vida em Clara de Assis (1212-1253). Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br . Acesso em 10 Abr. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2012. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-ict/pibic-em. Acesso em 11 Abr 2022.

BARROS, José D’Assunção. Cinema e história – considerações sobre os usos historiográficos das fontes fílmicas. Comunicação & Sociedade, Ano 32, n. 55, p. 175-202, jan./jun. 2011.

BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: Múltiplos aspectos de uma relação. Revista Dispositiva, Volume 3, n° 1, 2016.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 2001.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Revista Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), 2011. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246. Acesso em 09 Abr 2022.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação [online], n. 22, 2003, p. 91. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009 . Acesso em 10 Abr 2022.

CLARO, Silene Ferreira. História e cinema: cultura histórica da sociedade contemporânea. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. Natal, RN, 22 a 26 de julho de 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1371343716_ARQUIVO_HistoriaecinemaculturahistoricadasociedadecontemporaneaANPUH2013.pdf. Acesso em 13 Abr 2022.

CLARO, Silene Ferreira. Cinema e História: uma reflexão sobre as possibilidades do cinema como fonte e como recurso didático. Augusto Guzzo Revista Acadêmica - No 10 - dezembro de 2012 - São Paulo: FICS. Disponível em: http://fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/132. Acesso em 13 abr 2022.

COELHO, Maria Filomena Costa. Ser Mulher na Idade Média. Textos de História. Brasília, v. 5, 1997, p. 82-91. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/21162/1/ARTIGO_SerMulherIdadeMedia.pdf. Acesso em 13 Abr 2022.

DUARTE, Magda Rita Ribeiro de; RUST, Leandro Duarte. Desaprender para reaprender: o Papado medieval na formação de professores. In: VIANNA, Luciano José (Org.). A história medieval entre a formação dos professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.

DUBY, Georges. Damas do século XII, Heloísa, Isolda e Outras Damas do século XII. São Paulo: Companhia das letras, 2013.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.

GAJANO, Sofia. Santidade. In: LE GOFF, Jacques. SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2006, p.449-462.

LIMA, Marcelo Pereira. Inocêncio III. In: NASCIMENTO, Renata C. de S.; SOUZA, Guilherme Queiroz de. (Orgs.) Dicionário: cem fragmentos biográficos. A Idade Média em trajetórias. Goiânia: Tempestiva, 2020, p. 331-336, entre outros.

MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade Média. 5ª. Ed. São Paulo SP. Contexto, 2002.

MACEDO, José Rivair. Repensando a Idade Média nas aulas de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 109 – 125

Regra de Santa Clara. Disponível em: https://www.capuchinhos.org/images/franciscanismo/santa_clara_assis/fontes/escritos_1_regra.pdf. Acesso em 11 Abr 2022.

RUST, Leandro Duarte. Inventando Gregório VII: os Ad Heinricum IV Imperatorem libri VII e a busca pela medida do passado. Varia Historia. Belo Horizonte, Vol. 31, n. 55, p. 21-51, jan/abr, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-87752015000100003. Acesso 13 Abr 2022.

RUST, Leandro Duarte. O heroísmo ao avesso: os antipapas e a memória historiográfica da política papal (1040-1130). História (São Paulo) v. 30, n.2 p. 266 – 292, ago/dez, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-90742011000200013. Acesso 13 Abr 2022.

RUST, Leandro Duarte. O papado na Idade Média. In: SILVA, Paulo Duarte; NASCIMENTO, Renata Cristina (Orgs.). Ensaios de História Medieval: temas que se renovam. Curitiba: Editora CRV, 2019, p. 51-72.

SILVA, Valéria Fernandes da. A Construção da Verdadeira Religiosa no Século XIII: O Caso de Clara de Assis. Tese (Doutorado) UnB. Brasília, 2008.

SILVEIRA, Marta de Carvalho. A representação da mulher medieval nos livros didáticos: uma visão comparativa. Revista de História Comparada. Rio de Janeiro V. 11, n. 2, 2017, p. 80-107. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/RevistaHistoriaComparada/article/view/11851. Acesso em 13 Abr 2022.

VIANNA, Luciano José (Org.). A história medieval entre a formação dos professores e o ensino na Educação Básica no século XXI: experiências nacionais e internacionais. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021.

VIANNA, Luciano José. Do presente para o passado: uma reflexão sobre o Ensino de História Medieval na contemporaneidade. Revista TEL, Irati, v. 8, n. 2, Jul-Dez / 2017, p. 16 – 31. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10896. Acesso em 10 Abr 2022.

Téléchargements

Publiée

2022-07-25

Comment citer

DUARTE, Magda Rita Ribeiro de Almeida. O medievo na Educação Básica: o LEMIMA como projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 16, n. 30, p. 132–150, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/17524. Acesso em: 22 déc. 2024.