A PARRESÍA EM FOUCAULT E A RELAÇÃO MESTRE-DISCÍPULO NO ESTOICISMO

Autores

  • Vilmar Prata
  • Nilton Milanez

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v15i41.18930

Resumo

Este artigo trata de dois eixos epistêmicos, a saber, a questão da parresía em Foucault e a questão da relação mestre-discípulo no estoicismo. Para tanto, propomos a problematização das dimensões históricofilosóficas que circundam a relação entre mestre e discípulo sustentada pelos conceitos gregos: conhecimento de si (gnôthhi seauton) e cuidado de si (epimeleisthai seauton). Mostramos como a coragem da verdade emerge dessa injunção, atravessando o governo do outro. Essa articulação nos lança a uma hermenêutica de si, o que nos permite refletir sobre modos parresiásticos de nosso tempo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Parresía; Mestre-Discípulo; Conhecimento de Si; Cuidado de Si; Governo do Outro; Hermenêutica de Si, Verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

Prata, V., & Milanez, N. (2023). A PARRESÍA EM FOUCAULT E A RELAÇÃO MESTRE-DISCÍPULO NO ESTOICISMO. Prometheus - Journal of Philosophy., 15(41). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v15i41.18930

Edição

Seção

Dossiê Foucault e a Parresía - Horizontes Discursivos