Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-12-23. Leia a versão mais recente.

Perséfone e os dólos de Zeus: o engano da deusa no Hino Homérico a Deméter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v15i43.19601

Resumo

A consagração de Perséfone como deusa ctônica se inicia com um narciso estonteante e se consagra com uma romã doce como o mel. Estes elementos simbólicos, no entanto, não operam como simples ornamentos poéticos; e sim como uma forma dolos, com vários níveis e associações, que, como uma isca, atrai a presa para que esta cumpra um determinado desígnio imposto por outro. Deste modo, propõe-se refletir acerca dos principais enganos sofridos pela deusa Perséfone, especificamente os narrados na representação do mito do rapto da deusa descrita no Hino Homérico a Deméter, para que se possa ponderar sobre a representação do feminino através de sua caracterização fragilizada e vulnerável à arte do engano pelas entidades masculinas operantes. Consta-se, assim, que a filha de Deméter é vítima, em mais de uma situação, dessa força dirigível do dólos, e que, através do engano e do ardil, Zeus de imperecíveis desígnios subverte as situações a seu favor, reiterando sua hegemonia sobre os deuses e, em especial, sobre o feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mellyssa Coêlho de Moura, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará e mestre pela mesma instituição. É membro do Grupo de Estudos de Narrativa e Teatro (γ-Ente), do Núcleo de Cultura Clássica (UFC/CNPQ), e desenvolve tradução e pesquisa acerca da recepção clássica nas obras da autora inglesa Mary Shelley.

Orlando Orlando Luiz de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Associado da Universidade Federal do Ceará onde atua na graduação em Letras e Teatro, e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Possui Doutorado e Mestrado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo com estágio pós-doutoral pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua, Literatura e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: língua e literatura grega e tradução de textos clássicos, mitologia grega e gêneros literários na Antiguidade Greco-Romana.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Versões

Como Citar

Coêlho de Moura, M., & Orlando Luiz de Araújo, O. (2023). Perséfone e os dólos de Zeus: o engano da deusa no Hino Homérico a Deméter. Prometheus - Journal of Philosophy., 15(43). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v15i43.19601

Edição

Seção

Dossiê Representações Femininas na Antiguidade