Platão e o discurso performático enquanto princípio do pensamento ocidental

Autores

  • Izabela Bocayuva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v9i19.4667

Resumo

Pretendo indicar que Platão jamais deixa de ser dramaturgo, apenas passando a ter Sócrates como seu principal herói trágico, num palco repleto de variados personagens/teses. Compartilho da suposição de Cherniss de que a teoria das ideias teria sido concebida por Platão como hipótese para dar conta de três problemas graves: ético, epistemológico e ontológico, que muito preocupavam o pensador. O drama de múltiplas facetas desenvolvido por Platão passa a ter a hipótese das ideias, defendida sobretudo pela personagem Sócrates, como luz principal de cada palco, de cada cenário, mesmo quando essa própria hipótese se torna questionável. Trato também dos mitos como estratégia discursiva da dramaturgia platônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabela Bocayuva, UERJ

Departamento de filosofia - UERJ

Downloads

Publicado

2016-02-03

Como Citar

Bocayuva, I. (2016). Platão e o discurso performático enquanto princípio do pensamento ocidental. Prometheus - Journal of Philosophy., 9(19). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v9i19.4667

Edição

Seção

Artigos Originais