O CINEMA E A ESTÉTICA DO MOVIMENTO: POR UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA DA ARTE NA EXISTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v3i6.757Resumo
Partindo-se de algumas considerações teóricas de Sartre e Deleuze sobre o cinema, pretendeseestabelecer algumas reflexões acerca da estética do movimento. Das análises sartreanas sobre otema, será possível identificar os rudimentos de alguns conceitos filosóficos basilares de seu futuroexistencialismo (contingência, temporalidade, inexistência de uma Natureza Humana, “totalidade”,Ego, engajamento, liberdade, processo de significação do Mundo, coletividade, ato criativo). O cinema(imagem, movimento, afecção, produção de símbolos, temporalidade) estabelecerá uma relação com osujeito pelo processo de abstração da imagem cinematográfica, transformando-a em idéia. O focofinal do artigo mostrará como Sartre e Deleuze, a partir da vivência da subjetividade (do espectador),perceberão a dimensão sociológica, moral e política do cinema, constituindo-o como instrumento dereflexão.Downloads
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