O CINEMA E A ESTÉTICA DO MOVIMENTO: POR UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA DA ARTE NA EXISTÊNCIA

Autores

  • Carlos Eduardo de Moura Doutorando em Filosofia (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v3i6.757

Resumo

Partindo-se de algumas considerações teóricas de Sartre e Deleuze sobre o cinema, pretendeseestabelecer algumas reflexões acerca da estética do movimento. Das análises sartreanas sobre otema, será possível identificar os rudimentos de alguns conceitos filosóficos basilares de seu futuroexistencialismo (contingência, temporalidade, inexistência de uma Natureza Humana, “totalidade”,Ego, engajamento, liberdade, processo de significação do Mundo, coletividade, ato criativo). O cinema(imagem, movimento, afecção, produção de símbolos, temporalidade) estabelecerá uma relação com osujeito pelo processo de abstração da imagem cinematográfica, transformando-a em idéia. O focofinal do artigo mostrará como Sartre e Deleuze, a partir da vivência da subjetividade (do espectador),perceberão a dimensão sociológica, moral e política do cinema, constituindo-o como instrumento dereflexão.

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Publicado

2013-03-01

Como Citar

de Moura, C. E. (2013). O CINEMA E A ESTÉTICA DO MOVIMENTO: POR UMA REFLEXÃO FILOSÓFICA DA ARTE NA EXISTÊNCIA. Prometheus - Journal of Philosophy., 3(6). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v3i6.757

Edição

Seção

Artigos Originais