O percurso argumentativo do Lísis de Platão

Authors

  • Helena Andrade Maronna FFLCH-USP

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i17.3550

Abstract

Este artigo propõe uma análise da estrutura discursiva do diálogo Lísis de Platão a fim de evidenciar o seu caráter psicagógico tanto no nível dialógico quanto no nível argumentativo. Nessa obra, Sócrates discute com dois garotos, Lísis e Menêxeno, sobre a natureza da amizade e procura mostrar a eles como se empreende uma discussão na busca pelo conhecimento. Para tanto, Platão compõe uma intrincada argumentação da qual podemos depreender duas camadas de sentido: uma elocução que se dirige aos interlocutores e outra aos leitores, ainda que em alguns momentos elas estejam entrelaçadas. Ademais, intendemos apresentar também como a aporia relaciona-se com a intenção pedagógica do diálogo e está intimamente ligada ao procedimento argumentativo.

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Published

2015-04-18

How to Cite

Maronna, H. A. (2015). O percurso argumentativo do Lísis de Platão. Prometheus - Journal of Philosophy, 8(17). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v8i17.3550

Issue

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Original Articles