O Certame de Alcidamante e Isócrates

Authors

  • Lucio Lauro Barrozo Massafferri Salles Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de filosofia na Secretaria de Estado de Educação - RJ.

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v10i22.5486

Abstract

RESUMO

Este artigo se originou da apresentação de um trabalho meu no VI Simpósio Internacional Ousia. No presente texto eu compartilho reflexões sobre uma pouco investigada cisão entre Alcidamante e Isócrates, que ocorreu no cerne da escola de Górgias Leontino. De um lado desse desacordo posicionou-se Alcidamante, o discípulo herdeiro de Górgias, em Atenas, que era defensor da técnica de Górgias de improvisar discursos (autoschediastikê). E, do outro lado da contenda, colocou-se Isócrates, o discípulo de Górgias, que se tornou líder de uma escola de filosofia, onde se priorizava as práticas da leitura e da escrita, na transmissão dos saberes. No texto serão cotejadas algumas das posições de ambos os pensadores, no que tange ao alcance da palavra falada e da escrita, tanto como meio e fim de uma formação.

Palavras- Chave: Filosofia; Sofística; Retórica; Alcidamante; Isócrates

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lucio Lauro Barrozo Massafferri Salles, Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de filosofia na Secretaria de Estado de Educação - RJ.

Doutorando e Mestre em Filosofia pelo Progama de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Graduado em Psicanálise pela USU. Graduado com Licenciatura Plena, em Filosofia (UFRJ) e em Psicologia (CEUCEL). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e da Sociedade Brasileira de Retórica.

Published

2017-03-21

How to Cite

Barrozo Massafferri Salles, L. L. (2017). O Certame de Alcidamante e Isócrates. Prometheus - Journal of Philosophy, 10(22). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v10i22.5486

Issue

Section

Original Articles

Most read articles by the same author(s)