O PROBLEMA DO DEVIR: NIETZSCHE E A APROPRIAÇÃO DE ANAXIMANDRO E DE HERÁCLITO
DOI:
https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v16i44.20858Resumo
Em A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos, Nietzsche destaca a figura de Anaximandro como um filósofo que introduz questões morais na ontologia, ao problematizar o Devir. Nietzsche caracteriza Heráclito como o filósofo que responde Anaximandro. No presente artigo, pretendemos a) descrever a metodologia de leitura nietzschiana dos filósofos antigos, por meio da conjugação entre filosofia e personalidade. b) Apresentar o arkhé anaximandriano, o ápeiron, por meio de uma aproximação com o pessimismo de Schopenhauer, realizada pelo próprio Nietzsche; c) mostrar como a oposição de Heráclito a Anaximandro reflete uma reação do próprio Nietzsche a Schopenhauer, de modo que a presença de Heráclito na filosofia de Nietzsche se configure simultaneamente como influência e como máscara do pensamento do próprio Nietzsche. Defendemos que o objetivo de Nietzsche, sobretudo através das noções de “jogo”, “necessidade” e “agonismo”, é fornecer uma resposta estética ao problema do devir.