UMA FILOSOFIA DA PERFORMANCE AOS AUSPÍCIOS DE ARTAUD E NIETZSCHE

Autores

  • Wellington Lima Amorim Maria Nazaré Lima Amorim e Alcides Amorim
  • Daniel Fraga de Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v16i44.20874

Resumo

O texto argumenta filosoficamente a metafísica e sua busca pela essência da realidade para estabelecer sistemas de conhecimento seguros. Contrapondo essa busca por segurança, alguns pensadores enfatizam a riqueza dos fenômenos da vida, mesmo sem oferecerem garantias. A procura por padrões de modalidade se torna um problema estrutural do pensamento, com visões destacando a importância do caos negligenciado pela tradição. Nietzsche e Artaud são apresentados como figuras que desafiaram verdades estabelecidas, cada um vindo de diferentes contextos - filologia e teatro, respectivamente -, mas compartilhando similaridades em sua abordagem. Ambos expressaram suas ideias de maneira singular através da prosa poética, enfrentando a loucura e a rejeição da sociedade, explorando os abismos de suas próprias consciências em busca de insights valiosos. A busca desses pensadores não se concentrou em discursos intelectuais estruturados, mas na essência dos rejeitos do esclarecimento. Eles são vistos como precursores de uma filosofia da performance, que valoriza a ação como forma de conhecimento e pensamento. O texto explora os significados associados ao termo "performance", desde contextos empresariais até atividades artísticas e encontros sexuais, destacando que todas são formas de ação. A importância dessa perspectiva é ressaltada pela compreensão do poder da ação em moldar o pensamento. A ação é vista como dinâmica, existindo por si mesma, sem referência transcendental. A performance é descrita como um fenômeno precário e esvaziado, desafiando as perspectivas estabelecidas pela realidade circundante e reunindo o pensamento e a vida em um imbricamento confuso. O texto propõe olhar para Nietzsche e Artaud como pensadores originais na construção de uma filosofia da performance, enfatizando a importância da experiência e da ação na busca pela compreensão da realidade. Em suma, representam uma abordagem que desafia concepções tradicionais de pensamento filosófico.

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Biografia do Autor

Daniel Fraga de Castro , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade católica (2017).Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: intertextualidade, angústia da influência, desleitura cênica, direção teatral e imaginário teatral

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Lima Amorim, W., & Fraga de Castro , D. (2024). UMA FILOSOFIA DA PERFORMANCE AOS AUSPÍCIOS DE ARTAUD E NIETZSCHE. Prometheus - Journal of Philosophy., 16(44). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v16i44.20874

Edição

Seção

Dossiê Nietzsche

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