Anúncios

Prezados Autores, Avaliadores e demais interessados,

Informamos que a Revista Controladoria e Gestão - RCG já possui o código do ISSN 2675-2085.

Atenciosamente

Alex Bertollo

Editor Gerente

 

  • Edição V. 05, N02, 2024

    2024-07-01

    Caros leitores,

    É com alegria que publicamos a Edição Nº 5, V. 2, 2024 da Revista Controladoria e Gestão (RCG) do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe no campus de Itabaiana. Nesta edição contamos com 7 trabalhos que discutem temáticas variadas e relevantes para nossa área de conhecimento.

    Tenham uma boa leitura!

    Editores

    Saiba mais sobre Edição V. 05, N02, 2024
  • Edição V. 05, N01, 2024

    2024-01-11

    RCG, volume 05, número 01, 2024.

    A Revista Controladoria e Gestão – RCG, é uma publicação do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana SE. Em processo de ascensão, nossa revista é indexada no Latindex e possui Qualis Capes B4 e, disponibiliza todas as suas edições, com acesso gratuito, mantendo seu escopo de divulgação a produção científica nos mais diversos âmbitos do conhecimento empresarial e área pública, principalmente voltadas para controladoria, gestão de custos, gerencial, auditoria e áreas afins. Nesta edição temos a satisfação de oferecer a você leitor, 6 trabalhos que discutem temáticas variadas e relevantes para nossa área de conhecimento.

    Saiba mais sobre Edição V. 05, N01, 2024
  • Editorial Volume 04, número 02, 2023

    2023-07-01

    Prezados leitores,

    A Revista Controladoria e Gestão do DCCI é uma publicação do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho em Itabaiana SE. Em processo de ascensão, nossa revista passou a ser indexada no Latindex e foi recentemente classificada com Qualis Capes B4 em sua primeira avaliação e disponibiliza todas as suas edições, com acesso gratuito, mantendo seu escopo de divulgar a produção científica nos mais diversos âmbitos do conhecimento empresarial e área pública, sobretudo àqueles vinculados à controladoria, gestão de custos, gerencial, auditoria e áreas afins. Nesta edição temos a satisfação de oferecer a você leitor, 7 trabalhos que discutem temáticas variadas e relevantes para nossa área de conhecimento.

    Desejamos a todos uma prazerosa leitura!!!

    Os Editores.

    Saiba mais sobre Editorial Volume 04, número 02, 2023
  • RCG - Revista Controladoria e Gestão

    2021-07-01

    Prezados usuários,

    E com muita satisfação informamos que a Revista Controladoria e Gestão-RCG disponibiliza a Edição v. 2, nº 2 de 2021.

    Esta Edição é composta de 08 (oito) artigos aprovados pelos nossos avaliadores que resultou em uma seleção de diversos temas relevantes para a contribuição das áreas “Controladoria e Gestão”. Pesquisadores de todo Brasil estão aqui representados pelos seus trabalhos, demostrando a importância da Revista RCG ao proporcionar mais um meio de divulgação de suas obras.

    A pesquisa dos autores Fabricio Petrolli, Francieli Pacassa e Antonio Zanin, representando a UNOCHAPECÓ, verificaram o nível de utilização de informações de custos para a tomada de decisões por gestores de empresas moveleiras do estado de Santa Catarina. Onde, dentre os achados da pesquisa, os gestores das empresas possuem conhecimentos dos seus custos através de software, planilhas de controles, e utilizam algum tipo de método de custeio para auxiliar na tomada de decisões.

    Já na pesquisa dos autores representando instituições do Nordeste, Andreza C. S. de Lima, Inglithiane G. S. de Lima, Débora M. da Silva e Melissa B. M. da Silva, procuraram identificar os mecanismos utilizados pelos artesãos da Casa da Cultura em Recife/PE, para formação de preço dos seus produtos artesanais. Concluindo que apesar da maioria dos artesões entrevistados tenha a formação até o Ensino Médio ou em processo de conclusão do mesmo, nota-se que diante do questionário apresentado maior parte dos respondentes reconhece as propostas elencadas como influenciadoras na formação de preços.

    Na sequência, tem-se uma pesquisa utilizando a Revisão Sistemática referente a Contabilidade Gerencial como Ferramenta de Apoio à Gestão de Pequenas Empresas no período de 2015 a 2020, dos autores da instituição Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, Jose A. Marcelino, Elizabeth B. dos Santos, Eriki V. N. da Silva e Edilson R. do Prado. Concluindo que contabilidade gerencial para a micro e pequenas empresas, possibilita um planejamento assertivo de ações que influenciam os seus resultados no mercado.

    Na pesquisa dos autores Roberto R. M. Ribeiro, Tatiane B. Dietrich, Juliane A. Pavão, Iasmini M. T. Borges, Kerla Mattiello representando a Universidade Estadual de Maringá - UEM, pesquisaram a Judicialização na Saúde e a Teoria da Contingência: um Estudo da Relação no Orçamento Municipal da Saúde em Maringá. Dentre as conclusões encontradas no estudo, evidencia-se que em todos os anos estudados valores superiores a 30% das receitas foram aplicados no orçamento da saúde, seguindo o que ordena a Lei Complementar 141/2012.

    Os autores Cristina D. de Sousa, Andreza C. S. de Lima e Juliane F. da Silva da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, tiveram como objetivo identificar os mecanismos de gestão do fluxo de caixa e planejamento financeiro, utilizados por uma empresa do ramo de produtos químicos. Os resultados mostraram a necessidade da inclusão da ferramenta para a visualização antecipada das suas necessidades financeiras, investimentos, aplicações, participações societárias, imóveis, empréstimos, dando ao gestor toda uma visão ampla para melhor gerir e tomar decisão com respaldo e segurança para seus futuros investimentos.

    A próxima contribuição foi um estudo referente à Análise da Influência da Revolução 4.0 na Gestão da Qualidade na perspectiva de Docentes de Pós-Graduação da Área de Qualidade, dos autores Daiana J. da Silva, João Paulo P. da Silva, Thiago B. da Silva, Gabriela de Vasconcelos, da Faculdade Santa Helena e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Concluíram que no gerenciamento dos processos de qualidade, poderá ter uma maior agilidade na geração de informações possibilitando o uso de dados atualizados em tempo real, por meio da inteligência artificial que simula a racionalidade em resolver problemas e tomar decisões através de softwares e robôs e a internet das coisas que permite a rede de máquinas conectadas à internet executada de forma coordenada.

    Thiago A. S. A. da Silva e Gabriela de Vasconcelos de instituições de ensino superior do Nordeste, tiveram como objetivo analisar o desempenho dos processos de gestão logísticos, com a utilização do (WMS) em uma distribuidora de alimentos do Recife. Foi comprovado um melhor desempenho dos processos logísticos, com melhoria no atendimento a clientes e fornecedores, melhor utilização do espaço físico, mão de obra, e equipamentos, maior controle dos produtos e atividade, aumento da produtividade, e redução de perdas.

    Finalizando, com a pesquisa dos autores Ingrid C. da Silva e Gabriela de Vasconcelos representando a Universidade de Pernambuco – UPE e Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tendo como objetivo identificar quais são os fatores que impactam no endividamento dos indivíduos residentes em algumas cidades do interior de Pernambuco e os fazem se tornarem inadimplentes. O estudo identificou que dentre os principais fatores comportamentais influenciadores do endividamento estão o elevado grau de estresse e ansiedade. Ademais, constatou-se que a dificuldade de fazer planejamento é o principal empecilho para uma boa gestão da renda da amostra analisada.

    Agradecemos a todos os avaliadores por sua inestimável contribuição no processo de avaliação e aprimoramento dos artigos.

    Desejo a todos uma boa leitura!

    Boa Leitura!!

    Atenciosamente
    Prof. Nadielli Galvão - Editor Chefe

    Prof. Alex Bertollo – Editor Científico

    Saiba mais sobre RCG - Revista Controladoria e Gestão
  • Primeira Edição 2021 - RCG

    2021-01-01

     Apresentação

    É com muita satisfação que estamos disponibilizando a Primeira Edição/2021 da Revista Controladoria e Gestão – RCG.

    A RCG continua sua busca por novos espaços acadêmicos, e junto com a Equipe Editorial, Comitê Científico e Avaliadores, um esforço mútuo para a divulgação de pesquisas relevantes no contexto empresarial.

    Os artigos publicados nesta edição, são pesquisas oriundas de distintas instituições localizadas nas diversas regiões brasileiras.

    O artigo de Gibosky, Batista e Souza, analisaram os cursos de especialização em controladoria no Estado de Minas Gerais, relacionando um consenso e padronização das disciplinas ofertadas, verificando a contribuição para o estabelecimento de um padrão sobre as funções da controladoria e do controller.

    Carneiro e José Arilson, analisaram a eficiência dos recursos públicos aplicados na função de despesa com Gestão Ambiental pelos municípios de Rondônia. Onde os autores encontraram como resultados, uma maior necessidade de revisão das práticas de gestão na aplicação dos recursos ambientais.

    O estudo de Marcelino e Diany teve como objetivo evidenciar quais os conhecimentos do Contador Público da microrregião de Cornélio Procópio-Paraná, sobre as suas responsabilidades durante a liquidação da despesa. Concluíram que, todos concordaram que a profissão contábil é alvo de constantes atualizações, o que torna extremamente necessário os cursos e treinamentos para os contadores públicos.

    Cabral, de Sousa Silva, Lima e Carmona, analisaram a evolução dos gastos com educação e os índices do IDEB, além de compará-los a fim de identificar se há relação direta entre as despesas do Governo Estadual com educação e os resultados obtidos no IDEB e se os montantes investidos na educação estão dentro do limite mínimo constitucional. Os resultados encontrados, mostrou que foi respeitado o limite mínimo de investimentos na educação, porém, não foi identificada relação direta entre os gastos do governo e os resultados crescentes nos índices do IDEB, o que não exclui a importância de investimento permanente na educação.

    Na pesquisa de Miranda e Tardin, investigaram se, três anos após fusões e aquisições, as adquirentes apresentam redução de retorno operacional (ROA e ROE) e aumento dos riscos desses retornos, no período de 2002 a 2016. Os resultados mostraram que, após as M&A, as adquirentes apresentaram redução nos retornos para os setores de bens industriais e telecomunicações, no segundo e terceiro anos, e aumento do risco de insolvência medido pelo z score para empresas do setor de consumo não cíclico no primeiro e segundo anos após.

    O estudo de Macedo, verificou o direito ao creditamento de ICMS dos insumos utilizados nas vendas de mercadorias para a Zona Franca de Manaus e Área de Livre Comércio: entendimento do judiciário. Concluiu que, após as análises das jurisprudências, identificou-se que as vendas realizadas para a Zona Franca de Manaus que possuíram industrialização usufruem deste benefício, já em relação as Áreas de Livre Comércio, todos os recursos foram negados pelo fato de estarem asseguradas apenas em Decreto e não no patamar constitucional.

    O artigo de Staats e Fabrício de Macedo, verificaram a aceitação da contabilidade digital no processo de geração de informação e evidenciar os efeitos da implementação de tecnologia em uma organização contábil de Joinville, Estado de Santa Catarina. Os resultados demonstram que a contabilidade digital abre espaço para o profissional contábil atuar além das rotinas contábeis, buscando maneiras de impactar no negócio do cliente final.

    Guedes e Silva Júnior, realizaram uma pesquisa bibliográfica, onde analisaram o estado da arte das pesquisas produzidas no Brasil sobre governança pública em órgãos da Administração Pública Federal Brasileira no período de 2009 a 2019. Os resultados contribuíram para ampliar a compreensão sobre os estudos da governança aplicada aos órgãos da administração pública brasileira, indicando oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas futuras.

    A pesquisa de Amaral, Marcelino e Bressan, teve como objetivo destacar a importância que a controladoria apresenta nas organizações e uma possível aplicabilidade com baixos custos para as micros e pequenas empresas. Concluíram que, os empresários iniciantes que não possuem recursos suficientes para contratar um bom profissional é a contratação de escritórios de contabilidade que disponibilizam serviços de apoio e planejamento, para que assim estes possam auxiliar o empresário a planejar a rotina da organização.

    O pesquisador Daniel da Silva teve como objetivo descrever o perfil dos futuros profissionais em relação a educação financeira e controle pessoal. O estudo foi realizado em cinco Instituições de Ensino Superior (IES) no curso de Ciências Contábeis em Joinville/SC e Jaraguá do Sul/SC. Os resultados encontrados, os pesquisados demonstraram ter conhecimento em finanças pessoais, porém, não possuem o hábito da leitura e não dialogam com os familiares sobre o tema.

    Lima e da Silva realizaram um estudo tendo como objetivo identificar os elementos que influenciam no estabelecimento de preços dos serviços oferecidos nas Barbearias da Região Metropolitana do Recife. Como resultados no campo prático, podem ajudar empresários desse ramo de atuação a melhor definir os elementos que devem ser considerados para formar o preço de venda. No campo teórico, constata-se mais uma vez que a mão de obra é um elemento essencial para estabelecer o preço de produtos e serviços, além disso, demais gastos como custos e despesas gerais não podem ser desconsiderados nesse levantamento.

    Mais uma vez, agradecemos a todos os avaliadores por sua inestimável contribuição no processo de avaliação e aprimoramento dos artigos.

    Desejo a todos uma boa leitura!

    Alex Bertollo

    Editor Responsável

     

    Saiba mais sobre Primeira Edição 2021 - RCG