As Inovações Tecnológicas e a Contabilidade Digital: Um Estudo de Caso sobre a Aceitação da Contabilidade Digital no Processo de Geração de Informação Contábil em um Escritório Contábil de Joinville/SC
Palavras-chave:
Tecnologia; Produtividade; Contabilidade Digital.Resumo
Com o avanço da tecnologia, surgem diversas oportunidades para automatização de processos e quando se trata de contabilidade, a tecnologia vem tomando espaço em alta velocidade nos últimos anos. Com isso, o profissional contábil encontrou diversas ferramentas para aprimorar os serviços, buscando maior aproveitamento de tempo para ganho de produtividade e oportunidade de prestar um serviço de maior qualidade atuando de forma consultiva. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é verificar a aceitação da contabilidade digital no processo de geração de informação e evidenciar os efeitos da implementação de tecnologia em uma organização contábil de Joinville/SC. Como metodologia, utiliza-se uma pesquisa bibliográfica exploratória, com elaboração de um estudo de caso com abordagem qualitativa com aspectos quantitativos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário aplicado aos colaboradores do setor fiscal e contábil e entrevista com o diretor-geral do escritório. Os resultados demonstram que a contabilidade digital abre espaço para o profissional contábil atuar além das rotinas contábeis, buscando maneiras de impactar no negócio do cliente final.
Downloads
Referências
Asplan (2019). Qual a importância da tecnologia para o crescimento da organização? Disponível em <https://www.asplan.com.br/qual-importancia-da-tecnologia-para-o-crescimento-da-organizacao/>. Acesso em: 11 jul 2020.
Bellini, D.; Sápiras, L. A. (2015). Ferramentas de gestão tecnológicas aplicadas nas áreas de atendimento e qualidade em escritórios contábeis do Vale do Paranhana. Disponível em <https://seer.faccat.br/index.php/contabeis/article/view/296>. Acesso em: 9 jul 2020.
Breda, Z. I. (2019). Uma reflexão sobre os impactos da tecnologia na Contabilidade. Disponível em <https://cfc.org.br/destaque/uma-reflexao-sobre-os-impactos-da-tecnologia-na-contabilidade/>. Acesso em: 11 jul 2020.
Corrêa, L. (2018). Você sabe o que é Contabilidade Digital?. Disponível em <https://contadores.contaazul.com/blog/voce-sabe-o-que-e-contabilidade-digital>. Acesso em: 26 maio 2020.
De Sá, A. L. (2009). Profissionalismo e Tecnologia em Contabilidade. 2009. Disponível em <http://antoniolopesdesa.com.br/artigos/ciencia-contabil/>. Acesso em: 9 jun 2020.
De Souza, E. A. F.; Ascenção, H. da S.; De Souza, I. B. (2013). Adequação do profissional de contabilidade junto às novas tecnologias. Disponível em <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/informatica/adequacao-profissional-contabilidade-junto-as-novas-.htm>. Acesso em: 12 jul 2020.
Duarte, R. D. (2017). Transformação digital na contabilidade: você pode “não querer”?. Disponível em <https://www.robertodiasduarte.com.br/transformacao-digital-na-contabilidade-voce-pode-nao-querer/#.XvO4BihKjIW>. Acesso em: 15 jun 2020.
Duarte, R. D. (2016). A contabilidade da sua empresa é digital?. Disponível em <https://www.robertodiasduarte.com.br/contabilidade-da-sua-empresa-e-digital/#.XvO4aChKjIV>. Acesso em: 15 jun 2020.
Duarte, R.o D. (2020). Contabilidade Online X Contabilidade Digital: tudo o que você precisa saber. Disponível em <https://blog.omie.com.br/blog/contabilidade-online-x-contabilidade-digital-tudo-o-que-voce-precisa-saber>. Acesso em: jul 11 2020.
Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas.
KPMG. Os impactos da transformação digital nos negócios. 2020. Disponível em <https://kpmgbrasil.com.br/news/5711/os-impactos-da-transformacao-digital-nos-negocios>. Acesso em 11 jul 2020.
Lombardo, M. (2019). Contabilidade Digital: evitando que tudo dê errado. Disponível em <https://blog.omie.com.br/blog/contabilidade-digital-evitando-que-tudo-de-errado>. Acesso em: 11 jul 2020.
Mariotto, L. (2015). O novo cenário digital e a busca pela produtividade. Disponível em <https://canaltech.com.br/mercado/O-novo-cenario-digital-e-a-busca-pela-produtividade/>. Acesso em: 10 jul 2020.
Martins, E. (2018). Entrevista como técnica de coleta em pesquisa qualitativa. Disponível em <https://blog.mettzer.com/entrevista-pesquisa-qualitativa/> . Acesso em: 22 jun 2020.
Martins, P. L.; Melo, B. M.; Queiroz, D. L.; Souza, M. S.; Borges, R. de O. (2012). Tecnologia e sistemas de informação e suas influências na gestão e contabilidade. Disponível em <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/28816533.pdf>. Acesso em: 9 jul 2020.
Oliveira, E. (2003). Contabilidade Informatizada: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Rocha, H. (2019). O que é pesquisa qualitativa, tipos, vantagens, como fazer e exemplos. Disponível em <https://klickpages.com.br/blog/o-que-e-pesquisa-qualitativa/>. Acesso em: 12 jul 2020.
Rogers, D. L. (2017). Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital. Disponível em <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=emkvDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT9&dq=transforma%C3%A7%C3%A3o+digital+empresarial&ots=ZSzjANoDC5&sig=b-ULcu8TEQF0efRGb5MMsCTxOEk#v=onepage&q=transforma%C3%A7%C3%A3o%20digital%20empresarial&f=false>. Acesso em: 26 maio 2020.
Tessmann, G. de M. (2011). O desafio da contabilidade digital para os profissionais contábeis. Disponível em <http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/506/1/Gislaine%20de%20Melo%20Tessmann%20.pdf>. Acesso em: 9 jul 2020.
Tumelero, N. (2019). Pesquisa documental: conceito, exemplos e passo a passo. Disponível em <https://blog.mettzer.com/pesquisa-documental/#:~:text=A%20pesquisa%20bibliogr%C3%A1fica%20utiliza%20fontes,foram%20tratados%20cient%C3%ADfica%20ou%20analiticamente.>. Acesso em 12 jul 2020.
Vergara, S. C. (1997). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed., São Paulo:
Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.