O que o Passado nos Ensina?

Retrospectiva das Publicações Acerca da Produção Científica da 7ª A 20ª Edição do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade

Autores

  • Herberty Cerqueira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Ensino Contábil, Pesquisa Científica, Produção Científica, Redes de Colaboração

Resumo

Assim como toda ciência, a contabilidade busca através de seus princípios e teorias estabelecer embasamento teórico para a regulamentação de suas atividades e melhoria das informações a serem geradas. Este levantamento bibliográfico, realizado de forma online, teve como objetivo identificar o perfil das pesquisas sobre produção científica publicados nos anais de 2007 a 2020 do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Por meio da análise dos resumos dos artigos detectou-se 42 publicações referente ao tema selecionado, os artigos foram posteriormente analisados, individualmente, de maneira tal que fosse possível identificar relações e características compartilhadas entre as mesmas. Nos resultados da pesquisa é demonstrado a estagnação na quantidade de artigos publicados a respeito da produção científica em contabilidade, tendo maiores volume de publicação em 2012 e 2020 (12ª e 20ª edição do congresso, respectivamente), assim como, foi notado a predominância da pesquisa quantitativa (38,10%). A Universidade de São Paulo (USP) se destacou entre as demais universidades brasileiras, pois apresentou o maior número de autores/coautores (14,71% - equivalente a 17 pesquisadores) e o maior número de vínculos nas redes de colaboração (4 laços). Por fim, se faz necessário que os pesquisadores da área contábil realizem estudos voltados para a área analisada, de maneira que ocorra disseminação do conhecimento e desperte interesse de outrem para a produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEJANDRO, V. A; NORMAN, A. G. Manual Introdutório à Análise de Redes Sociais. Centro de Capacitación y Evaluación para el Desarrollo Rural, 2005.
ALMEIDA, G. M de; VICTOR, F. G.; VENDRUSCOLO, M. I. A percepção do papel e do impacto da pesquisa científica sobre o meio social: uma perspectiva do discente de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: 8º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Anais... Florianópolis, 2018.
AVELAR, E. A; MAFRA, F. L. N.; BORGES, G. F.; NASCIMENTO, J. P. B. Ensino de Contabilidade: uma análise da produção científica nacional sob a perspectiva da bibliometria e sociometria. In: 12º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais... São Paulo, 2012.
BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 19 de junho de 2020.
CARVALHO, J. S. F de. A teoria na prática é outra?. Revista Brasileira de Educação, v.16, n.47, p.307-322, maio-ago, 2011.
CONGRESSO USP | FIPECAFI. Disponível em: <https://congressousp.fipecafi.org/Congresso/Anais>. Acesso em 18/06/2020.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>, acesso em 18/06/2020.
CRUZ, A. P. C. da; COSTA, F.; ESPEJO, M. M. S. B.; ALMEIDA, L. B. de. Redes de Cooperação entre pesquisadores no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade: uma análise retrospectiva do período 2001-2009. In: 10º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais... São Paulo, 2010.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DOLTON, P.; MARCENARO, O.; VRIES, R. D.; SHE, P. W.Varkey Foundation - Global Teacher Status | INDEX 2018. Disponível em: <https://www.varkeyfoundation.org/media/4790/gts-index-9-11-2018.pdf>. Acesso em: 21 de junho de 2020.
DURHAM, E. R. As Universidades Públicas e a Pesquisa no Brasil. Núcleo de Pesquisas Sobre Ensino Superior (NUPES). Universidade de São Paulo: São Paulo, 1998.
FONSECA, B. M.; COSTA, D. F.; ANDRADE, L. P. de; MOREIRA, B. C. M. Análise Bibliométrica e Cientométrica do Campo Científico em Tributação. In: 20º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais... São Paulo, 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/materiais/relatorio-anual-2015>. Acesso em 15/06/2020.
GALLON, A. V.; SOUZA, F. C. de; ROVER, S.; BELLEN, H. M. V. Produção Científica e perspectivas teóricas da área ambiental: um levantamento a partir de artigos publicados em congressos e periódicos nacionais da área de contabilidade e administração. In: 7º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais... São Paulo, 2007.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. Editora Atlas: São Paulo, 2002.
GRANGEIRO, R. R.; PINTO, A. M. G.; VINHAS, F. D. Redes de Colaboração Científica: uma análise das publicações do encontro nacional de pesquisadores em gestão social. Revista do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social - CIAGS & Rede de Pesquisadores em Gestão Social - RGS, v.4, n.2, p.163-180, jul-dez, 2013.
GUIMARÃES, I. P. Entre (laços) e nós: A constituição do campo acadêmico em Política e Gestão da Educação no Nordeste do Brasil. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos, 2016.
MACHADO, M. R.; NASCIMENTO, A. R. do; MURCIA, F. D. R. Análise Crítica – Epistemológica da produção científica em Contabilidade Social e Ambiental no Brasil. In: 9º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais... São Paulo, 2009.
MINAYO, M. C. S. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MIRANDA, G. J.; SANTOS, L. A. A.; NOVA, S. P. C. C.; CORNACCHIONE JÚNIOR, E. B. A pesquisa em Educação Contábil: produção científica e preferências de doutores no período de 2005 a 2009. Revista Contabilidade & Finanças, v.24, n.61, p.75-88, jan-abril, 2013.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, M. C. da. A Universidade Brasileira: uma análise histórica da inserção periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.7, n.2, p.263-272, dez. 2015.
SOUSA, V. C. H. de; CONDE, B. H. E.; TONIN, J. M. F.; ROSA, P. M. da. Retrospectiva dos Treze anos do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade: Perfil dos Congressistas na Produção Científica em Contabilidade Financeira, por meio de Redes de Colaboração. In: 14º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Anais... São Paulo, 2014.
SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Revista Educação e Filosofia, v.31, n.61, p.21-44, jan.-abr., 2017.
VOLPATO, Gilson Luiz. Ciência Brasileira: a reforma necessária. Associação Brasileira de Limnologia. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Cerqueira Lima, H. (2022). O que o Passado nos Ensina? Retrospectiva das Publicações Acerca da Produção Científica da 7ª A 20ª Edição do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Revista Controladoria E Gestão, 4(1), 828–846. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/17627