Análise Econômico-Financeira: Um estudo em uma empresa de importação e exportação de grãos e derivados
Palavras-chave:
Análise das demonstrações contábeis, Situação econômico-financeira, ÍndicesResumo
O presente trabalho tem o objetivo geral de demonstrar o desempenho econômico-financeiro da empresa em estudo nos períodos de 2018 a 2020. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, caracterizada por um estudo de caso. Os dados foram coletados nas demonstrações financeiras publicadas pela empresa, principalmente no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício, tendo sido examinados pela análise documental visando analisar a informação contida na documentação para estabelecer circunstâncias de natureza econômica. Os resultados obtidos pela análise dos índices econômicos e financeiros, como também pela análise horizontal e vertical, indicam que a empresa possui bons índices de liquidez e rentabilidade, no entanto, apresenta pontos negativos no endividamento, em razão da dependência a recursos de terceiros, sobretudo a curto prazo. Concluiu-se que a situação financeira é favorável com boa capacidade de pagamento. Contudo, o nível de endividamento ocasiona limitações nas decisões financeiras da organização. Já a condição econômica apresenta eficiência na rentabilidade dos investimentos e na gestão dos ativos, assim como na geração de lucratividade e no rendimento aos sócios.
Downloads
Referências
BAZZI, S. Análise das demonstrações contábeis. 2. ed. São Paulo: Editora Pearson, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social.7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
IUDÍCIBUS, S. Análise de balanços. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARCONI, M. A. e LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MARION, J. C. Análise das demonstrações contábeis. 8. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2019.
MARTINS, E. et al. Análise didática das demonstrações contábeis. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
MATARAZZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
RIBEIRO, O. M. Estrutura e análises de balanços. 12.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
RICHARDSON, R. J. e PFEIFFER, D. K. Pesquisa social: métodos e técnicas.4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
SILVA, A. A. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis. 5. ed. [2. Reimpr.]. São Paulo: Atlas, 2019.
TAKAHARA, N. PIB de MT apresenta segunda maior taxa de crescimento do Brasil, segundo IBGE. Governo de Mato Grosso. Mato Grosso, 12 nov. 2021. Disponível em: http://www.mt.gov.br/-/18376769-pib-de-mt-apresenta-segunda-maior-taxa-de-crescimento-do-brasil-segundo-ibge#73. Acesso em: 17/12/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Controladoria e Gestão-RCG adota a Licença CC BY 4.0 , onde os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam dados os devidos créditos ao autor ou licenciador.
A Revista Controladoria e Gestão-RCG considera que o autor detém o direito autoral sobre sua produção, porém o autor deve concordar em ceder à revista o direito à primeira publicação. Além disso, o autor deve concordar que:
- em quaisquer publicações em repositórios institucionais, capítulos de livro ou outras produções decorrentes de trabalhos publicados na Revista Controladoria e Gestão-RCG, devem ser dados os devidos créditos à publicação inicial.
- estão autorizados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado pela Revista Controladoria e Gestão-RCG.