A Percepção dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado da Bahia sobre o Sistema de Gestão da Qualidade: Desafios para a Governança e Melhoria Contínua
Palavras-chave:
Sistema de Gestão da Qualidade. Melhoria Contínua. Governança no Setor Público.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a influência do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na melhoria contínua da governança na Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE). Para alcançar esse objetivo, foram utilizados três indicadores de desempenho monitorados entre 2017 e 2023: Percentual de Solicitações de Transferências Internas disponibilizadas em 03 dias (CMP), Percentual de solicitações atendidas no prazo-SLA (CTIC) e Percentual de solicitações de materiais existentes no estoque disponibilizadas no prazo estabelecido (CMP). Além disso, foi aplicado um questionário entre os dias 02/11/2023 e 21/12/2023 (50 dias) aos gestores e usuários do sistema para obter insights sobre o conhecimento e a percepção do SGQ e seus benefícios. Os principais resultados revelaram que, embora a maioria dos participantes esteja familiarizada com o SGQ, uma parcela significativa carece de conhecimento sobre o sistema e sua contribuição para a governança. Adicionalmente, alguns participantes não conseguem identificar as atividades aprimoradas na instituição com a implementação do SGQ, evidenciando a necessidade de maior conscientização e educação sobre o assunto.
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