É PRECISO SER-SE DEUS PARA GOSTAR TANTO DE SANGUE
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18502Resumo
Apresento aqui excertos do livro O evangelho Segundo Jesus Cristo em que José Saramago desperta a compaixão do leitor pelos animais utilizados em sacrifícios rituais entre os judeus antigos, salientando, ao mesmo tempo, a pobreza das razões humanas para confiar nesses atos sangrentos e a inocência das vítimas imoladas inutilmente, incluindo aí a do próprio Jesus de Nazaré. Discuto brevemente a decisão do Supremo Tribunal Federal no julgamento da constitucionalidade das práticas de sacrifício de animais em cultos de religiões de matriz africana.
Palavras-chave: José Saramago, O evangelho segundo Jesus Cristo, compaixão, sacrifício animal
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.