AS POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA UFS, ESPAÇO DE DESAFIOS E CONTRADIÇÕES

Autores

  • Suzana Mary Andrade Nunes Professora da Faculdade Estácio de Sergipe; membro do comitês e do Grupo de Estudos do CNPQ: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero Docente do PPGED: Programa de Pós-Graduação em Educação; Coordenadora do Grupo de Estudos pelo CNPQ: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero
  • Maria Helena Santana Cruz Docente do PPGED: Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Estudo do CNPQ: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero

Palavras-chave:

UFS, Justiça Social, Políticas públicas para educação superior

Resumo

Neste estudo reflete sobre as políticas de investimento para Educação Superior nas Instituições Federais da Educação Superior – IFES –, no Brasil, mais especificamente, da Universidade Federal de Sergipe. A abordagem qualitativa privilegia análises sob uma ótica crítica acerca da execução de políticas democratizante de usufruto à cidadania, a igualdade de direitos e a consequente justiça social. Assim, desenha, por um lado, os espaços da educação superior como cenários de desafios e contradições, ao promover reflexões no eixo de resistências a reprodução da cultura da desigualdade, por outro lado, reforçando-a, através das suas práticas político-pedagógicas.

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Biografia do Autor

Suzana Mary Andrade Nunes, Professora da Faculdade Estácio de Sergipe; membro do comitês e do Grupo de Estudos do CNPQ: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero Docente do PPGED: Programa de Pós-Graduação em Educação; Coordenadora do Grupo de Estudos pelo CNPQ: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe

 

 

Maria Helena Santana Cruz, Docente do PPGED: Programa de Pós-graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Estudo do CNPQ: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe, Pós-Doutora em Sociologia da Educação, Doutora e Mestra em Educação (UFBA); tem Especialização em Psicologia; Especialização em Modelos de Prática nos Campos de Aplicação do Serviço Social; Especialização Ciências Sociais. Atualmente é professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (NPGED) e Serviço Social (PROSS). Foi Coordenadora (2003-2005) e vice Coordenadora (2001-2003) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Exerceu a função de Coordenadora Executiva da (REDOR

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

Andrade Nunes, S. M., & Santana Cruz, M. H. (2016). AS POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA UFS, ESPAÇO DE DESAFIOS E CONTRADIÇÕES. Revista Interdisciplinar De Pesquisa E Inovação, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufs.br/revipi/article/view/5018

Edição

Seção

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