LEMBRANÇAS DE LEITURA EM FAMÍLIA

Autores

  • Marluce Souza Lopes Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as práticas de leitura desenvolvidas por mulheres de gerações diferentes, pertencentes à mesma família. Trata-se de uma pesquisa documental que tem uma abordagem autobiográfica, considerando a leitura como uma prática social, constituída historicamente. As fontes utilizadas são narrativas tomadas a partir de entrevistas semiestruturadas, buscando verificar traços do cotidiano vivido pelas integrantes da pesquisa, considerando-as nas relações sociais, familiares e escolares. Insere-se na área de estudos sobre a História da Educação, com o respaldo teórico da História Cultural, utilizando a metodologia da História Oral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marluce Souza Lopes, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS, membro do Grupo de Pesquisas em História da Educação: "Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas" (GEPHED), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Servidora pública federal, Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Sergipe. Atuou como Coordenadora Pedagógica do Colégio de Aplicação da UFS, exercendo, também, a função de Coordenadora de Estágios. Atualmente coordena a Divisão de Métodos e Técnicas de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da UFS. Atua na área da História da Educação, principalmente, nos seguintes temas: história da educação, práticas de leitura, leitura, ensino superior e cultura escolar.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Lopes, M. S. (2017). LEMBRANÇAS DE LEITURA EM FAMÍLIA. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 2(47), 34–47. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/11999

Edição

Seção

Volume 2 - Dossiê Escritas de si