O livro de contas do Soldado 834: contribuições à história da cultura escrita

Autores

  • Vania Grim Thies Universidade Federal de Pelotas
  • Eliane Teresinha Peres Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar e compreender os registros escritos de um jovem agricultor que iniciou suas anotações, em uma pequena caderneta, quando começou o serviço militar, em 1942, e que perduraram até, pelo menos, 1952. Tais registros caracterizam-se como um livro de contas, entendido como o "livro de dinheiro pago/recebido", combinado com anotações esparsas, especialmente de nomes e de endereços. O estudo revela que o jovem, que se transformou no Soldado 843, era falante da língua pomerana no âmbito familiar e comunitário, aprendeu em língua alemã na escola, no final dos anos de 1920, e teve necessidade de aperfeiçoar o português para prestar serviço militar. Sendo assim, também precisou organizar seu cotidiano “no papel”, como soldado e depois como trabalhador do campo, podendo, sua caderneta, ser caracterizada como um livro de contas e de anotações pessoais. Os referenciais teórico-metodológicos de análise referem-se à história da cultura escrita tendo como principais autores Hébrard (2000), Castillo Gómez (2003), Gomes (2004) e Galvão (2010).

 

Palavras-chave: história da cultura escrita; escrita; livro de contas


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (FaE/UFPel), professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE/UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE/UFPel). Coordenadora Adjunta do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel)

Eliane Teresinha Peres, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (FaE/UFMG), professora do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE/UFPel) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (FaE/UFPel). Coordenadora do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES/FaE/UFPel)

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Thies, V. G., & Peres, E. T. (2017). O livro de contas do Soldado 834: contribuições à história da cultura escrita. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 2(47), 127–140. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/12005

Edição

Seção

Volume 2 - Dossiê Escritas de si