O sergipano Euclides Roxo e a Educação Matemática no Brasil

Autores/as

  • Luiz Eduardo de Magalhães Academia Sergipana de Letras

Resumen

As inovações tecnológicas vividas a partir da segunda metade do século XIX obrigaram a grandes alterações no ensino da Matemática em todo o mundo. No Brasil o nome mais expressivo na implantação das mudanças foi o sergipano Euclides Roxo. A importância de Euclides Roxo nesse processo de modernização
adveio do fato de que ele ocupava o cargo de professor de Matemática e de diretor do Colégio Pedro II, que na época dava o modelo de ensino secundário no Brasil. Roxo foi o responsável pelas mudanças na Matemática introduzidas pela reforma Campos, introduzida no Governo Vargas. A nova concepção de
ensino de Matemática ensejou grandes debates entre os novos proponentes e os professores de mais tradição no país. O nascimento de Euclides Roxo em Aracaju/ decorreu da vinda de seu pai, Engenheiro João Baptista Roxo do Rio de Janeiro para Sergipe, com o objetivo de implantar uma ferrovia ligando Aracaju a Simão Dias. O empreendimento, no entanto, não teve êxito, ele retornou para o Rio de Janeiro em 1893. Em Sergipe nasceram Euclides e mais dois irmãos.

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Publicado

2017-07-05

Cómo citar

Magalhães, L. E. de. (2017). O sergipano Euclides Roxo e a Educação Matemática no Brasil. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Sergipe, 1(47), 155–160. Recuperado a partir de https://periodicos.ufs.br/rihgse/article/view/11972