Estratégias familiares e transmissão de propriedade em Porto da Folha (SE) no século XIX:
a família Gonçalves Lima/Alves Feitosa
Mots-clés :
Herança, Família, Porto da Folha, Século XIXRésumé
O artigo versa sobre as estratégias de transmissão de propriedade entre famílias pecuaristas no território de Porto da Folha no século XIX por meio da trajetória dos Gonçalves Lima/Alves Feitosa. Partindo da metodologia proposta por Giovanni Levi (2000), o objetivo é compreender as maneiras que os membros dessa família buscaram se reproduzir socialmente. Como corpus documental, foram perscrutados os inventários post mortem abertos em Porto da Folha e o Livro dos Registros Paroquiais de Terras da Freguesia de Porto da Folha localizados no Arquivo Geral do Judiciário de Sergipe (AGJSE) e no Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES), respectivamente. Verificou-se que as estratégias assentavam-se em adiantamentos de herança, a saber, terras, gado e escravizados, além de práticas possessórias em pastos coletivos.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Maria da Glória Santana de. Nordeste açucareiro: desafios num processo do vir-a-ser capitalista. Aracaju: UFS/SEPLAN/BANESE, 1993.
BRANDÃO, Tanya Maria Pires. Para além dos engenhos: a escravidão na colonização do Piauí. BRANDÃO, Tanya; CHRISTILLINO, Cristiano. Nas bordas da plantation: agricultura e pecuária no Brasil Colônia e Império. Recife: Ed. UFPE, 2014, p. 175-194.
FARINATTI, Luís Augusto. Confins Meridionais: famílias de elite e sociedade na fronteira sul do Brasil (1825-1865). Santa Maria: Ed. da UFSM, 2010.
FERREIRA, Elisangela Oliveira. Entre vazantes, caatingas e serras: trajetórias familiares e uso social do espaço no sertão do São Francisco, no século XIX. – Tese de Doutorado – Salvador: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, 2008.
FERREIRA, Jackson André da Silva. Gurgalha: um coronel e seus descendentes no sertão baiano (Morro do Chapéu, século XIX). – Tese de Doutorado – Salvador: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, 2014.
FERREIRA, Maria. Condominium: práticas de sociabilidade e propriedade da terra – Vale do São Francisco – Império do Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
GARCIA, Graciela Bonassa. O domínio da terra: conflitos e estrutura agrária na campanha rio-grandense oitocentista. – Dissertação (Mestrado) – Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.
GUIMARÃES, Elione Silva. Rompendo o silêncio: conflitos consuetudinários e litigiosos em terras pró-indivisas (Juiz de Fora, Minas Gerais – século XIX). In MOTTA, Márcia; ZARTH, Paulo. Formas de resistência camponesa: visibilidade e diversidade de conflitos ao longo da história – concepções de justiça e resistências nos Brasis. Vol. 01. São Paulo: Editora UNESP, 2008. P. 103-126.
LEVI, Giovanni. A herança imaterial: trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. – Trad.: Cynthia Marques de Oliveira – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
MALAQUIAS, Carlos de Oliveira; VIEIRA, Éden Filipe Santos; PEREIRA, Ana Cláudia. Açúcar, farinha e escravidão: o Atlântico e a História Agrária de Sergipe Del Rei na ascensão da lavoura canavieira. Ponta de Lança, São Cristóvão, v.12, n.13. 2018.
MONTEIRO, Francisco Gleison da Costa. Divisas, propriedades e disputas na ocupação de terras no Piauí (1850-1889). In MOTA, Maria Sarita; SECRETO, Maria Verónica; CHRISTILLINO, Cristiano Luís (org.). A terra e seus homens: lições de história agrária na América Latina. – Ebook – Belo Horizonte (MG): Fino Traço, 2023;
MOTTA, Marcia M. Menendes. Nas fronteiras do poder: conflito e direito à terras no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de Leitura: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998
NEVES, Erivaldo Fagundes. Uma comunidade sertaneja: da sesmaria ao minifúndio (um estudo de história regional e local). 2 ed. Revista e ampliada. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora, 2008.
PAES, Mariana Armond Dias. Terras em contenda: circulação e produção de normatividades em conflitos agrários no Brasil Império. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 74, pp. 379-406, jan./jun. 2019;
PEDROZA, Manoela. Desafios para a história dos direitos de propriedade da terra no Brasil. Revista Em Perspectiva, v. 2, n. 1, 2016.
PEDROZA, Manoela. Engenhocas da moral: redes de parentela, transmissão de terras e direitos de propriedade na freguesia de Campo Grande (Rio de Janeiro, século XIX). – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011.
SILVA, Francisco Carlos Teixeira. Camponeses e criadores na formação social da miséria - Porto da Folha no sertão do São Francisco (1820-1920). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, 1981;
SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Pecuária e formação do mercado-interno no Brasil colônia. Estudos Sociedade e Agricultura, vol. 8, abril de 1997, p. 119-156;
SILVA, Sheyla Farias. Currais e roças: o espaço agrário de Estância e Porto da Folha/Sergipe (1850 – c. 1900) – Tese (doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Sergipe, 2021;
SILVA, Sheyla Farias. Por entre os sertões de Porto da Folha/Sergipe nos séculos XVII-XIX. Crítica Histórica, v. 13, n. 26, 2022, p. 66-98.