Edição n. 53/2023 vol. 02 : Dossiê "Mulheres no Campo do Saber"
O campo da História das Mulheres emerge das questões da década de 60, do século passado, no cenário conspirador do feminismo, em sua luta por afirmação e valorização, apontando o silêncio e a ausência de personagens femininas na escrita da História. A partir da década de 1970, as universidades tornam-se campo fértil de atuação de professoras e pesquisadoras que procuram dar visibilidade às mulheres, com temas e problematização sobre si, seu papel nas instituições e na sociedade. Nos sopros inovadores na Nova História Cultural crescem os estudos investigativos e a produção escrita sobre uma história das mulheres como personagens pioneiras, inspiradoras e inovadoras, quebrando a supremacia dos chamados “grandes homens”, a quem eram creditadas as conquistas da humanidade. Em diferentes gêneros, biográficos, autobiográficos, histórias de vida, prosopografias, trajetórias e análises específicas de suas formações e atuações profissionais, as mulheres constituem-se em temas relevantes de problematizações variadas que possibilitam e/ou ampliam as fronteiras do entendimento de sua presença como escritoras, pesquisadoras, historiadoras, religiosas, artistas, militantes políticas, dentre outras. Isto tem possibilitado, sobretudo, a análise sobre as relações de gênero nos contornos da escrita historiográfica.
Ao constituir esse dossiê, o propósito da Revista do IHGSE é dar visibilidade a essas mulheres, através de estudos de história e de memória que tragam importantes “marcas” de pioneirismo, protagonismo e capacidade de inovação em diferentes campos do saber. Portanto, acolherá artigos que tragam narrativas e análises sobre mulheres que tiveram ou têm atuação na formação docente, nas investigações de natureza acadêmica, na escrita de si e na produção de conhecimento científico, tecnológico e artístico.
Os artigos que comporão o dossiê devem ser submetidos via sistema da Revista do IHGSE, até 15 de agosto de 2023, obedecendo às regras editoriais em vigor.