Sobre a Revista
Foco e Escopo:
A revista Trapiche - Educação, Cultura & Artes é uma publicação anual criada pelo grupo de pesquisa ARDICO – Arte, Diversidade, Contemporaneidade (DTE/Universidade Federal de Sergipe) declarado no Diretório de Pesquisa do CNPq e mantida pelo Programa de Pós-Graduação em Culturas Populares - PPGCult. A Revista Trapiche tem o propósito de receber e divulgar artigos científicos inéditos nas áreas de Artes e Arte-Educação, como também ensaios, resenhas, resumos expandidos, entrevistas ou fotografias ampliando as possibilidades de divulgação, reflexão e discussão de trabalhos a partir das seguintes linhas de pesquisa:
- Arte-Educação: reflexões que articulem as dimensões do ensino e da aprendizagem na área de Artes.
- Práticas de criação contemporânea: discussões sobre processos, resultados e metodologias de criação artística, incluindo análise de espetáculos.
- Culturas Populares - esta linha tem uma perspectiva multidisciplinar, e pode abarcar reflexões sobre políticas culturais, os mais variados meios e mediações, os quais participam da constituição cultural, sobretudo, na sociedade brasileira. Pensando as culturas populares a partir de desdobramentos teóricos e conceituais, e suas relações entre identidades e diferenças, memória, corpo e territorialidades, levando-se em conta aspectos como a diversidade, questões de gênero, etnicidade, religiosidades, assim como também, questões que envolvam patrimônio, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação e consumo envolvidos nas práticas culturais.
Processo de Avaliação pelos Pares:
Os trabalhos submetidos à revista Trapiche serão avaliados por dois pareceristas do conselho editorial, cujo prazo de emissão de pareceres é de 30 dias.
A revista Trapiche pode também convidar pareceristas ad hoc de comprovado reconhecimento na área de Artes ou Arte-Educação por afinidades temáticas para avaliação dos trabalhos.
Periodicidade:
A revista Trapiche - Educação, Cultura & Artes tem periodicidade anual.
Política de Acesso Livre:
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de Apoio:
Revista do Programa de Pós-Graduação em Culturas Populares - PPGCult/UFS/CNPq