Entre Corpos e Inquietações: Clarice Lispector e Nélida Piñon
Resumo
Ao observarmos o contexto histórico da literatura, podemos notar que é muito recente a conquista das mulheres por esse espaço nas produções literárias, ambiente que por muito tempo foi dominado por homens brancos, heterossexuais e de classe média alta, como nos fala Linda Hutcheon em seu livro A Poética da Pós-Modernidade (1991). Contudo, os estudos referentes às obras de autoria feminina, por mais diversos que sejam, ainda nos deixam muito a descobrir, inclusive na temática que envolve o corpo...
PALAVRAS-CHAVE: Corpo e Narrativa. Autoria Feminina. Clarice Lispector. Nélida Piñon.
Downloads
Referências
CLARICE, uma velha amiga. Documentário publicado no canal Johnlispector, em 31 de julho 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8K2X-emZ8GQ>. Acesso em: 11 jun. 2019.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 2. Ed. Tradução de Sonia M.S. Fuhrmann - Petrópolis. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2007.
LISPECTOR, C. A via crucis do corpo. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.
NÉLIDA Piñon comenta críticas e comparações com Clarice Lispector. Entrevista ao Trilho da Letra. Publicado no canal Tvbrasil, em 09 de março de 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/wat-ch?v=Rrx11BboOvg>. Acesso em: 20 maio 2019.
MORAES, E. R. O corpo impossível: a decomposição da figura humana: de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iliminuras, 2010.
PIÑON, N. O calor das coisas: contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
XAVIER, E. Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes e tê-lo aprovado, os autores declaram que todo o conteúdo é de sua inteira responsabilidade e autoria, inclusive imagens presentes no trabalho submetido, e concordam em ceder, sem remuneração, a esta Revista os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Os autores poderão dispor do trabalho para nova publicação, um ano após a publicação na revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes.