Da Maternidade: Reflexões sobre identidade, quadrinhos autobiográficos e subjetividades na arte contemporânea
Resumo
Este trabalho tem como objetivo acrescentar reflexões ao diálogo feminista sobre a maternidade no âmbito da produção artística contemporânea. Através da investigação de aspectos identitários, plásticos e conceituais de obras artísticas presentes nos quadrinhos autobiográficos: Você é minha mãe? Um drama em quadrinhos de Alison Bechdel, O exército de uma mulher só de Thaiz Leão Gouveia e minha produção autobiográfica Da Maternidade: De (em) mim, para (sobre) você, um livro de artista que se compõem como uma coletânea de manuscritos e aquarelas. Por uma afirmação da representação dos corpos, narrativas e imaginários pessoais em perspectivas do feminino.
PALAVRAS-CHAVE: Feminismo. Maternidade. Identidade. Quadrinhos Autobiográficos. Arte Contemporânea.
Downloads
Referências
BECHDEL, Alison. Você é minha mãe?: um drama em quadrinhos. 1ª ed. São Paulo: Quadrinhos na Cia, 2013.
GOUVEIA, Thaiz Leão. O exército de uma mulher só. Caxias do Sul, RS: Belas Letras, 2019.
GUIMARÃES, Marta Mencarini. De (em) mim, para (sobre) você. Brasília, 2018. Não publicado.
LEMES, Luana Borges. Novas práticas de maternagem e feminismo das mulheres da plataforma Cientista Que Virou Mãe. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humana, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.
MENDONÇA, Maria Collier de. Principais resultados da pesquisa doutoral: a maternidade na publicidade. Uma análise qualitativa e semiótica em São Paulo e Toronto. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 & 13th Women’s Worlds Congress (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2017.
O’REILLY, Andrea. Matricentric Feminism: Theory, Activism, and Practice. Paperback, Bradford, ON: Demeter Press, 2016.
PERROT, Michelle. Minha História das Mulheres. São Paulo: Contexto, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes e tê-lo aprovado, os autores declaram que todo o conteúdo é de sua inteira responsabilidade e autoria, inclusive imagens presentes no trabalho submetido, e concordam em ceder, sem remuneração, a esta Revista os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Os autores poderão dispor do trabalho para nova publicação, um ano após a publicação na revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes.