Significar cultura: noções e caminhos
Palavras-chave:
Cultura. Culturas Populares. Identidade. Território. Blitz Cultural do Grupo Teatral Boca de Cena.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir possíveis caminhos e significados de cultura e suas relações com a formação social humana, na preservação da memória, firmação e construção de identidades e territórios a partir da heterogeneidade cultural. A exemplo, abordaremos o festival Blitz Cultural do Grupo Teatral Boca de cena (2014, 2015, 2019, 2020: com uma versão Live devido a pandemia da Covid-19) como propositor da interculturalidade, resistências e dinamismo cultural na contemporaneidade, sobretudo no bairro Bugio, Aracaju-Sergipe e em diálogo com outros espaços, principalmente no campo das culturas populares.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da cultura; tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Conçalves. – 2.ed. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
CANCLINI, Nestor García. Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade; tradução Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; tradução da introdução Gênese Andrade. – 4. ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. 2ª ed. – São Paulo: Ática, 2013.
DINES, Alberto. Entrevista com Néstor García Canclini- Observatório da Imprensa. [S. l.: s. n.], 2015. vídeo (50:42). Tv Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PLDpo4K1FFM&list=WL&index=2&t=728s. Acesso em 23 de jun. 2021 as 20h30min.
SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
WILLIAMS, Raymond. Palabras clave. Un vocabulario de la cultura y la sociedad ; Traducción de Horacio Pons – 1ª ed. 1ª reimp. – Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes e tê-lo aprovado, os autores declaram que todo o conteúdo é de sua inteira responsabilidade e autoria, inclusive imagens presentes no trabalho submetido, e concordam em ceder, sem remuneração, a esta Revista os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. Os autores poderão dispor do trabalho para nova publicação, um ano após a publicação na revista Trapiche – Educação, Cultura & Artes.