Propriedade físico química do óleo de vísceras de corvina Cynoscion virescens
DOI:
https://doi.org/10.2312/Actafish.2017.5.2.i-ivAbstract
Esse estudo teve como objetivo verificar a potencialidade de vísceras de corvina (Cynoscion virescens) como fornecedora de óleo para produção de biocombustível. O óleo de corvina obtido foi submetido a análise físico química. O método de extração em chapa aquecedora foi eficiente para a retirada do óleo das vísceras. A massa específica, o índice de acidez e a viscosidade cinemática foram maiores do que os indicados pela ANP, o índice de peróxido ficou dentro da faixa esperada para matéria prima que sofreu pouca oxidação. Faz-se necessário a adequação, através de processos de purificação e transesterificação, do óleo bruto de vísceras de corvina caso ele venha ser usado na síntese de biocombustível.Downloads
Published
2018-05-01
Issue
Section
Nota
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).