Caracterização e potencialidades do mercado consumidor do robalo-peva (Centropomus parallelus) na zona costeira do estado do Espírito Santo, Brasil

Autores/as

  • Cristiane Cerqueira Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, UFES/CEUNES, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB). Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus – ES
  • Flavio Pessin Boechat Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES) - Centro Universitário Norte do ES, (CEUNES) - Departamento de Engenharias e Tecnologia, (DETEC) - Laboratório de Gestão Costeira: aquacultura e pesca (LGCap.)
  • Rafael Lima Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES) - Centro Universitário Norte do ES, (CEUNES) - Departamento de Engenharias e Tecnologia, (DETEC) - Laboratório de Gestão Costeira: aquacultura e pesca (LGCap.)
  • Nietzsche Gschwendtner Martins Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES) - Centro Universitário Norte do ES, (CEUNES) - Departamento de Engenharias e Tecnologia, (DETEC) - Laboratório de Gestão Costeira: aquacultura e pesca (LGCap.)
  • Caroline Tedesco Santos Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES) - Centro Universitário Norte do ES, (CEUNES) - Departamento de Engenharias e Tecnologia, (DETEC) - Laboratório de Gestão Costeira: aquacultura e pesca (LGCap.)
  • Rodrigo Randow Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, (UFES) - Centro Universitário Norte do ES, (CEUNES) - Departamento de Engenharias e Tecnologia, (DETEC) - Laboratório de Gestão Costeira: aquacultura e pesca (LGCap.) http://orcid.org/0000-0003-0170-6892

DOI:

https://doi.org/10.2312/Actafish.2017.5.2.48-61

Palabras clave:

comercialização, aquicultura, pescado, SWOT, cadeia produtiva

Resumen

O presente estudo visa caracterizar o mercado consumidor do robalo (Centropomus parallelus) na zona costeira do estado do Espírito Santo, Brasil, através de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários. Foi possível também identificar as potencialidades e entraves do processo através de uma Matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats), isso com o intuito de se obter uma melhor visualização dos resultados. Obteve-se assim um melhor entendimento do perfil do consumidor de robalo, bem como sua relação com o mercado e sua cadeia de produção instalada. Observou-se que 58% dos consumidores de robalo tem média de idade acima de trinta anos e, dentre estes, 84% tem renda familiar acima de seis salários, o que pode estar relacionado ao valor da carne de robalo comercializada, uma das mais caras disponíveis no mercado. Quanto ao local de compra, o consumidor prefere grandes redes de supermercado que oferecem uma estrutura sólida, ou adquirem direto de pescadores de sua confiança, visto que 66% dos entrevistados afirmam que o conhecimento da origem é um dos principais fatores decisivos de compra do pescado. Nos supermercados, locais de maior procura para compra do robalo, os consumidores desconhecem a existência de cultivos do mesmo. Isso se explica pela baixa oferta do produto oriundo de cultivos, bem como da falta de divulgação. Dessa forma, analisar as particularidades e o potencial do consumo de robalo-peva torna-se crucial para superar entraves que trarão a consolidação de sua comercialização e dos demais elos da cadeia produtiva.

Biografía del autor/a

Cristiane Cerqueira, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, UFES/CEUNES, Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (DCAB). Rodovia BR 101 Norte, Km. 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus – ES

 


 

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Publicado

2018-05-01