Caracterização e análise da gestão produtiva e comercialização num cultivo de tilápias (Oreochromis niloticus) em tanques-rede no norte do Espírito Santo, Brasil / Characteristization and analysis of production and marketing management in a tilapia culture (Oreochromis niloticus) using cages in the north of Espirito Santo, Brazil
DOI :
https://doi.org/10.2312/Actafish.2015.3.1.109-127Mots-clés :
análise de negócio, market-share, piscicultura, planejamento e comercialização.Résumé
Resumo Atualmente, a produção de organismos aquáticos tem adquirido um destaque no cenário produtivo de alimentos. A crescente produção aquícola e a demanda de novas pesquisas, tanto no Brasil como no mundo, vem cada vez mais levando a um desenvolvimento positivo no que se refere à atividade econômica. O cultivo de peixes em tanques-rede apresenta atualmente um alto grau de desenvolvimento e poderá ser uma importante opção disponível aos piscicultores brasileiros para a criação de espécies economicamente viáveis. O objetivo deste estudo foi caracterizar a gestão do cultivo de tilápias da Associação de Pescadores de São Mateus (APESAM). Levou-se em consideração as fragilidades existentes no processo produtivo, planejamento estratégico e comercialização, proporcionando a agregação de informação técnica e conhecimento sobre as potencialidades do setor através da aplicação de ferramentas da qualidade e fornecendo aos associados uma visão de negócio e de desenvolvimento econômico.
Abstract Currently, the production of aquatic organisms has increased in importance in the food production scenario. The increasing aquaculture production and the demand for research, both in Brazil and throughout the world, have been leading to a positive development with regard to the economic activity. Nowadays, fish culture in cages presents a high degree of development and may become an important option available to Brazilian fish farmers to raise economically viable species. The objective of this study was to characterize the management of tilapia culture by the Fishers’Association of São Mateus (APESAM). We took into account the existing weaknesses in the production process, strategic planning and marketing, providing technical information and knowledge about the potential of the industry through the application of quality tools application and giving to its members an overview of business and economic development.
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