PRÁTICA DOCENTE, PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Sonia Maria Pereira Lima Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Maria Helena Roque Miranda Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n6p237-254

Resumo

O presente estudo analisa a importância do uso de atividades de pesquisa e iniciação científica no processo de produção do conhecimento do estudante. Com essa pretensão, apresenta-se nesse artigo, o recorte de uma pesquisa desenvolvida por estudantes e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a qual procurou identificar de que forma a inexistência da coleta seletiva do lixo afeta a qualidade de vida da população predominante no município de Garanhuns-PE.  A amostra do estudo foi constituída por representantes de órgãos municipais, estaduais e ONGs responsáveis pela coleta seletiva no município, além da comunidade estudantil da Escola São José. Utilizamos questionários e, através de estatística descritiva e análise comparativa de conteúdo realiza-se a tabulação dos dados. Conclui-se ressaltando que as práticas educativas ao priorizarem estudos sobre o meio ambiente a partir de atividades desafiadoras que favoreçam e conduzam o estudante a ter atitudes protagonistas materializadas na responsabilidade com a preservação do meio em que vive, contribui para que a escola seja conceituada como espaço de leituras de realidades, de conhecimento produtivo e de relevância social.

 

DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p237-254

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Maria Pereira Lima, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Especialista em Gestão Escolar e Orientação Educacional Professora e Técnica de Ensino da Secretaria de educação do Estado de Pernambuco  na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Professora Universitária do Curso de Pedagogia pela Plataforma Freire - PARFOR

Maria Helena Roque Miranda, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Professora de Biologia do Ensino Médio  da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-02-2016

Como Citar

LIMA, Sonia Maria Pereira; MIRANDA, Maria Helena Roque. PRÁTICA DOCENTE, PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA PÚBLICA. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 6, p. 237–254, 2016. DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p237-254. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/3065. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo