PRÁTICA DOCENTE, PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA PÚBLICA

Autores/as

  • Sonia Maria Pereira Lima Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
  • Maria Helena Roque Miranda Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n6p237-254

Resumen

O presente estudo analisa a importância do uso de atividades de pesquisa e iniciação científica no processo de produção do conhecimento do estudante. Com essa pretensão, apresenta-se nesse artigo, o recorte de uma pesquisa desenvolvida por estudantes e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a qual procurou identificar de que forma a inexistência da coleta seletiva do lixo afeta a qualidade de vida da população predominante no município de Garanhuns-PE.  A amostra do estudo foi constituída por representantes de órgãos municipais, estaduais e ONGs responsáveis pela coleta seletiva no município, além da comunidade estudantil da Escola São José. Utilizamos questionários e, através de estatística descritiva e análise comparativa de conteúdo realiza-se a tabulação dos dados. Conclui-se ressaltando que as práticas educativas ao priorizarem estudos sobre o meio ambiente a partir de atividades desafiadoras que favoreçam e conduzam o estudante a ter atitudes protagonistas materializadas na responsabilidade com a preservação do meio em que vive, contribui para que a escola seja conceituada como espaço de leituras de realidades, de conhecimento produtivo e de relevância social.

 

DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p237-254

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Biografía del autor/a

Sonia Maria Pereira Lima, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Especialista em Gestão Escolar e Orientação Educacional Professora e Técnica de Ensino da Secretaria de educação do Estado de Pernambuco  na Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional. Professora Universitária do Curso de Pedagogia pela Plataforma Freire - PARFOR

Maria Helena Roque Miranda, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Professora de Biologia do Ensino Médio  da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco

Publicado

2016-02-19

Cómo citar

LIMA, Sonia Maria Pereira; MIRANDA, Maria Helena Roque. PRÁTICA DOCENTE, PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA PÚBLICA. Ambivalências, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 6, p. 237–254, 2016. DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p237-254. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Ambivalencias/article/view/3065. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigo