PRÁTICA DOCENTE, PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA QUESTÕES AMBIENTAIS NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.21665/2318-3888.v3n6p237-254Abstract
O presente estudo analisa a importância do uso de atividades de pesquisa e iniciação científica no processo de produção do conhecimento do estudante. Com essa pretensão, apresenta-se nesse artigo, o recorte de uma pesquisa desenvolvida por estudantes e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a qual procurou identificar de que forma a inexistência da coleta seletiva do lixo afeta a qualidade de vida da população predominante no município de Garanhuns-PE. A amostra do estudo foi constituída por representantes de órgãos municipais, estaduais e ONGs responsáveis pela coleta seletiva no município, além da comunidade estudantil da Escola São José. Utilizamos questionários e, através de estatística descritiva e análise comparativa de conteúdo realiza-se a tabulação dos dados. Conclui-se ressaltando que as práticas educativas ao priorizarem estudos sobre o meio ambiente a partir de atividades desafiadoras que favoreçam e conduzam o estudante a ter atitudes protagonistas materializadas na responsabilidade com a preservação do meio em que vive, contribui para que a escola seja conceituada como espaço de leituras de realidades, de conhecimento produtivo e de relevância social.
DOI: 10.21665/2318-3888.v3n6p237-254
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