Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor

Autores

  • Robson Aurélio Adelino Braga Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Palavras-chave:

Letramento, Formação do Leitor, Cultura da Leitura, Ciências Humanas

Resumo

Os chamados Novos Estudos sobre Letramento se apresentam como uma compreensão do papel da cultura escrita na educação e se apoiam em um legado teórico influenciado por correntes filosóficas contemporâneas marcadamente críticas em relação ao Humanismo educacional e sua visão logocrática. Tomando-se Steiner como um dos últimos defensores da cultura das humanidades como perspectiva de formação e os Novos Estudos sobre Letramento como atualização crítica do pensamento educacional sobre a leitura, a aproximação dessas perspectivas tão distintas mostra um impasse sobre o qual podemos refletir no sentido de extrair
uma concepção mais lúcida e consequente sobre o que devemos entender por letramento. O presente artigo pretende tão somente esboçar algumas questões que dão forma a esse impasse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Aurélio Adelino Braga, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE

Mestre em Ciências da Comunicação – USP; doutorando em
Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação – UFPE

Referências

BARTHES, Roland. Leçon. Paris: Éditions du Seuil, 1978.

BOURDIEU, Pierre. Langage et pouvoir symbolique. Paris: Éditions du Seuil, 2001.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parquet humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o Humanismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

STEINER, George. O silêncio dos livros. In: Revista Serrote, São Paulo, n. 17, julho-2014, p. 77-107.

STEINER, George. Sobre la dificultad y otros ensayos. Mexico, D: Fondo de Cultura Económica, 2001.

STREET, Brian. Los nuevos estúdios de literacidad. In: ZAVVALA, V; NIÑO-MARCIA, M.; AMES, P. Escritura y sociedade: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciências Sociales em el Perú, 2004.

Downloads

Publicado

2019-11-11

Como Citar

Braga, R. A. A. (2019). Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 1(2), 20–39. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/12532