Impasses entre o Letramento e a Cultura Nas Humanidades: Uma Visão Filosófica da Formação do Leitor
Palabras clave:
Letramento, Formação do Leitor, Cultura da Leitura, Ciências HumanasResumen
Os chamados Novos Estudos sobre Letramento se apresentam como uma compreensão do papel da cultura escrita na educação e se apoiam em um legado teórico influenciado por correntes filosóficas contemporâneas marcadamente críticas em relação ao Humanismo educacional e sua visão logocrática. Tomando-se Steiner como um dos últimos defensores da cultura das humanidades como perspectiva de formação e os Novos Estudos sobre Letramento como atualização crítica do pensamento educacional sobre a leitura, a aproximação dessas perspectivas tão distintas mostra um impasse sobre o qual podemos refletir no sentido de extrair
uma concepção mais lúcida e consequente sobre o que devemos entender por letramento. O presente artigo pretende tão somente esboçar algumas questões que dão forma a esse impasse.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. Leçon. Paris: Éditions du Seuil, 1978.
BOURDIEU, Pierre. Langage et pouvoir symbolique. Paris: Éditions du Seuil, 2001.
SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parquet humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o Humanismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
STEINER, George. O silêncio dos livros. In: Revista Serrote, São Paulo, n. 17, julho-2014, p. 77-107.
STEINER, George. Sobre la dificultad y otros ensayos. Mexico, D: Fondo de Cultura Económica, 2001.
STREET, Brian. Los nuevos estúdios de literacidad. In: ZAVVALA, V; NIÑO-MARCIA, M.; AMES, P. Escritura y sociedade: nuevas perspectivas teóricas y etnográficas. Lima: Red para el Desarrollo de las Ciências Sociales em el Perú, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).