Publicação de conteúdos digitais por crianças em processo de letramento, utilizando os recursos do YouTube

uma reflexão necessária.

Autores

Palavras-chave:

Mediação da Informação e do Conhecimento, Linguagens midiáticas digitais, Crianças YouTube, YouTube

Resumo

Analisa a publicação de conteúdos digitais no YouTube por crianças, sob a ótica da apropriação de informações, conhecimentos e técnicas, com criação, disseminação e fidelização de conteúdos. Sob essa perspectiva, é possível considerar que as crianças iniciam a construção de seus esquemas de conhecimento acerca da realidade fora da escola de forma autônoma e que a interação proporcionada pelo site YouTube ajuda nessa
construção. Torna-se necessária a reflexão sobre os benefícios e cuidados com a interação da criança nas redes sociais, que são espaços virtuais onde as vivências necessitam de acompanhamento nas faixas etárias mais tenras. Essas estratégias de produção e disseminação de conhecimentos pelas crianças são passíveis de aproveitamento em sua escolarização, principalmente no letramento, domínio da comunicação e expressão falada
e escrita. Por fim, a infância é momento de prazer e brincadeira, e a produção infantil não pode correr o risco de se converter em atividade laboral, perdendo seu potencial lúdico e formacional, por finalidades comerciais hegemônicas.

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Biografia do Autor

Thiago Vasconcellos Modenesi, Universidade Guararapes (UNIFG)

Doutor em Educação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Guararapes
(UNIFG). 

Fabiana Maria da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Inovação e Desenvolvimento, pelo Centro Universitários dos Guararapes UNIFG. Especialista em Docência no Ensino Superior, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau; e Pedagoga pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE.  

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Modenesi, T. V. ., & Silva, F. M. da. (2020). Publicação de conteúdos digitais por crianças em processo de letramento, utilizando os recursos do YouTube: uma reflexão necessária. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 2(2), 60–94. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/14430