Reflexões sobre a leitura de histórias em quadrinhos como forma de lazer
Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Lazer, LeituraResumo
A escolha do tema surgiu diante da existência do sentimento de satisfação por meio da leitura. Diante disso, a discussão se molda entre os conceitos de lazer estabelecidos por Dumazedier (1976, 1999), nas teorias abordadas Iser (1996 1999), sob o ato de ler como forma de ficcionalização e, nos fatores de efetivação da leitura, vista sob a ótica de Dumont (2007). Assim, visando demonstrar a relação entre as formas de lazer por meio das leituras em quadrinhos, serão apresentados argumentos e conceitos que descaracterizam a comunicação em massa, reduzindo a elementos, tais como: a alienação e a acomodação. Aborda-se, portanto, o entretenimento do leitor a partir desse meio de conhecimento, trazendo para a realidade as informações por ele adquiridas.
Downloads
Referências
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/003172170308500119. Acesso em: 05/05/2020.
ANGELOS, S.; MCGRIFF, N. Tracking student's reading progress. Knowledge Quest, n. 30, p. 44 46, 2002.
BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. 250 p. 2008. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo: ECA-USP, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27042009-121512/publico/1937466.pdf. Acesso em; 12 jan. 2021.
BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique social de jugemente. Paris: Les Éditions de Minuit, 1979.
COX, Kathleen E.; GUTHRIE, John T. Motivational and cognitive contributions to studient's amount of reading. Contemporary Educational Psychology, Maryland: Elsevier Inc., n. 26,
p. 116-131, 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/12167522_Motivational_and_Cognitive_Contributions_to_Students'_Amount_of_Reading> Acesso em: 23/03/2020
CUNNINGHAM, A.E; STANOVICH, K.E. What reading does for the mind. American Educator, n. 22, p. 8 15, 1998. Disponível em: https://mccleskeyms.typepad.com/files/whatreading-
does-for-the-mind.pdf. Acesso em: 10/04/2020
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1999.
EDUCATION, AUDIOVISUAL AND CULTURE EXECUTIVE AGENCY (EACEA P9 EURYDICE). Teaching reading in Europe: Contexts, policies and practices. Brussels, Belgium: Education, Audiovisual and Culture Executive Agency, 2011. Disponível em: eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/thematic_reports/130en.pdf. Acesso em: 18/04/2020.
DUMONT, Lígia Maria Moreira. Leitura, via de acesso ao conhecimento: algumas reflexões. In: SANTOS, Jussara P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fund. Biblioteca Nacional, 2007. p.65-76.
EISNER, Will. Quadrinhos e a arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GOMES, Cristina Marques; REJOWSKI, Mirian. Posicionamento teórico e conceitual do lazer turístico no Brasil. In: ENCONTRO DOS NÚCLEOS DE PESQUISA DA INTERCOM, 5, 2005, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Intercom, 2005. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R1571-1.pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Editora 34, 1996-1999. 2v.
KRASHEN, S.D. Free voluntary reading. Santa Barbara: Libraries Unlimited, 2011.
LEE, Stan. 1 vídeo (3 min 15 seg). Stan Lee Vídeo Inspirador. Publicado pelo canal Mulligan Brothers, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iZiNKB28_Ns. Acesso em: 25 Jan. 2020.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 2005.
MELO, Victor Andrade de; ALVES JR, Edmundo de Drumond. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole, 2003.
PETIT, Michele. A arte de ler (ou como resistir a adversidade). São Paulo: Editora 34, 2009.
ROSS, Catherine Sheldrick. Finding without Seeking: What Readers Say about the Role of Pleasure Reading as a Source of Information. Australasian Public Libraries and
Information Services, v. 13, n. 2, p. 72 80, jun. 2000. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.509.7770&rep=rep1&type=pdf. Acesso em: 22/05/2020.
VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. I am just a comic book reader who became curious. International Journal of Comic Art, Temple, v.18, p. 20-32, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).