Reflexões sobre a leitura de histórias em quadrinhos como forma de lazer

Autores

  • Rubem Borges Teixeira Ramos Universidade Federal de Goiás - UFG

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Lazer, Leitura

Resumo

A escolha do tema surgiu diante da existência do sentimento de satisfação por meio da leitura. Diante disso, a discussão se molda entre os conceitos de lazer estabelecidos por Dumazedier (1976, 1999), nas teorias abordadas Iser (1996 1999), sob o ato de ler como forma de ficcionalização e, nos fatores de efetivação da leitura, vista sob a ótica de Dumont (2007). Assim, visando demonstrar a relação entre as formas de lazer por meio das leituras em quadrinhos, serão apresentados argumentos e conceitos que descaracterizam a comunicação em massa, reduzindo a elementos, tais como: a alienação e a acomodação. Aborda-se, portanto, o entretenimento do leitor a partir desse meio de conhecimento, trazendo para a realidade as informações por ele adquiridas.

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Biografia do Autor

Rubem Borges Teixeira Ramos, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas),
Especialista em Gestão Estratégica da Informação, Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Escola de
Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor do curso de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Ramos, R. B. T. (2021). Reflexões sobre a leitura de histórias em quadrinhos como forma de lazer. Revista Cajueiro: Ciência Da Informação E Cultura Da Leitura, 3(1), 56–79. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/16385