História em quadrinhos e a declaração universal dos direitos humanos:
um diálogo imprescindível na educação escolar
Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Direitos humanos, Segunda Guerra Mundial, HolocaustoResumo
Este trabalho apresenta a análise do diálogo no campo da educação escolar entre a obra em formato de história em quadrinhos “Maus: História completa” do cartunista e historiador Art
Spiegelman, sendo a edição da Companhia das Letras de 2009, com a Declaração Universaldos Direitos Humanos adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas
(resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Compreendendo a importância do combate as violações dos direitos humanos em nossa sociedade contemporânea, esta pesquisa objetiva
desenvolver métodos educacionais utilizando uma história em quadrinho premiada e muito relevante à história, junto aos jovens educandos, ressaltando os valores, tolerância e respeito às
diferenças culturais, sociais, políticas, religiosas e de orientação sexual.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.
DORNELLES, João Ricardo W. O que são os direitos humanos. São Paulo: Brasiliense, 2013. (Coleção Primeiros Passos).
EISNER, Will. Arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo, Editora WMF, Martins Fontes, 2010.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HUNT, Lynn. A invenção dos direitos humanos: uma história. 1. ed. Curitiba PR: A Página, 2012.
LENHARO, Alcir. Nazismo “O triunfo da vontade”. 6 ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
NEVES, Katia Felipini, MENESES, Caroline Grassi Franco. Curso Intensivo De Educação Em Direitos Humanos – Memória e Cidadania/ São Paulo: Memorial da Resistência de São Paulo Pinacoteca do Estado, 2012.
SACAVINO, Susana, CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos. Petrópolis: DP ET Alli Editora, 2008.
SILVA, Clemildo Anacleto da. Educação, tolerância e direitos humanos: a importância do ensino de valores na escola. Porto Alegre, RS: Editora Universitária Metodista, 2009.
SPIEGELMAN, Art. Maus: a história de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
SOBANSKI, A et al. Ensinar e aprender História: histórias em quadrinhos e canções: metodologia, ensino médio. Curitiba: Base Editorial, 2009.
TRINDADE, José Damião de Lima. História social dos direitos humanos. São Paulo: Petrópolis, 2011.
VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: BARBOSA, A.; RAMA, A. et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
VERGUEIRO, W., RAMOS, P. (orgs.) Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. In: VILELA, T. Quadrinhos de aventura. São Paulo: Contexto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).