Leitura na universidade ante as tecnologias digitais
significação e novas práticas
Palavras-chave:
Leitura, Universidade, Tecnologia digitalResumo
A importância da leitura está no cerne da formação, na produção do conhecimento, na transformação de novos olhares para o mundo em que se está inserido. A universidade, é o local de formação e produção desse conhecimento, com as mudanças tecnológicas. O objetivo desta pesquisa é verificar como vêm se configurando as práticas leitoras dos discentes de graduação da Universidade Federal da Bahia ante as tecnologias digitais; identificar a preferência de suporte de leitura para esses discentes e compreender a relação destes com a biblioteca. O trabalho possui natureza qualitativa-quantitativa, aplicou-se um instrumento de coleta de dados, através da ferramenta eletrônica SurveyMonkey com os discentes dos Cursos de Graduação da Universidade Federal da Bahia tomando como base as grandes áreas do conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O resultado obtido nos mostrou que há uma preferência pela a leitura em suporte papel, embora fica evidenciada a convivência pacífica entre os livros em suporte papel e o livro eletrônico. Assim, pode-se verificar, que há um déficit na biblioteca no cumprimento do seu papel de mediadora, entre a informação e o usuário.
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