Literatura Infantil para a Prevenção do Abuso Sexual uma proposta de utilização de livros infantis brasileiros
Palavras-chave:
Literatura infantil, Prevenção ao Abuso Sexual, família, escolaResumo
O presente artigo enfoca o uso da Literatura Infantil nos lares e nas escolas para a prevenção do abuso sexual em nossa sociedade e o papel potente deste recurso para a proteção das crianças. Tem como objetivo apontar obras disponíveis no Brasil, propor maneiras de utilizar este material e reforçar a importância do acesso ao mesmo, bem como ao conhecimento específico sobre o tema, para abordá-lo no cotidiano escolar e familiar. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa bibliográfica, foram consultados acervos bibliográficos de reconhecimento nacional e internacional, utilizando livros, revistas científicas, artigos e sites oficiais como instrumentos da coleta de dados, os quais auxiliaram em todas as etapas da pesquisa.
Downloads
Referências
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA: 2022. São Paulo: FBSP. Disponível em <https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/>. Acesso em 06 jan. 2023.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
SIEGEL, Daniel J.; BRYSON; Tina Payne. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar. São Paulo: nVersos, 2015.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo, Moderna: 2000.
EGYPTO, A. C. Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São
Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do Ensino e Formação do Professorado: uma mudança necessária. Cortez: São Paulo, 2016.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2001.
LIMA, Nathalie. Turma da Aninha em A Brincadeira que Protege. Aracaju: Infographics, 2022.
NELSEN, Jane; LOTT, Lynn; GLENN, H. Stephen. Disciplina positiva em sala de aula. Manole: São Paulo, 2017.
SANDERSON, Christiane. Abuso Sexual em Crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books, 2008.
SILVA, A. R. S., Soma, S. M. P., & WATARAI, C. F. O segredo da Tartanina: Um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil. Pompéia, SP: Centro Universitário do Distrito Federal, 2011.
SOMA, S. M. P.; WILLIAMS, L. C. de A. Avaliação de Livros Infantis Brasileiros sobre Prevenção de Abuso Sexual baseada em Critérios da Literatura.
SOUTO-MAIOR, S. D. O mapa do tesouro: ultrapassando obstáculos e seguindo pistas no cotidiano da educação infantil. In: OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo: Papirus, 2000, p. 63-82.
SOUZA, L. O.; BERNARDINO, A. D. A Contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista de Educação, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul./dez. 2011.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).