Literatura Infantil para a Prevenção do Abuso Sexual uma proposta de utilização de livros infantis brasileiros
Keywords:
Literatura infantil, Prevenção ao Abuso Sexual, família, escolaAbstract
This article focuses on the use of Children's Literature in homes and schools for the prevention of Sexual Abuse in our society and the potent role of this resource for the protection of children. It aims to point out works available in Brazil, propose ways to use this material and reinforce the importance of access to it, as well as to specific knowledge on the subject to approach it in the school and family routine. To this end, a bibliographical research was carried out, bibliographic collections of national and international recognition were consulted, using books, scientific journals, articles and official websites as data collection instruments, which helped in all stages of the research.
Downloads
References
ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA: 2022. São Paulo: FBSP. Disponível em <https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/>. Acesso em 06 jan. 2023.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
SIEGEL, Daniel J.; BRYSON; Tina Payne. O cérebro da criança: 12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar. São Paulo: nVersos, 2015.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo, Moderna: 2000.
EGYPTO, A. C. Orientação sexual na escola: um projeto apaixonante. São
Paulo: Cortez, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do Ensino e Formação do Professorado: uma mudança necessária. Cortez: São Paulo, 2016.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. São Paulo: Pontes, 2001.
LIMA, Nathalie. Turma da Aninha em A Brincadeira que Protege. Aracaju: Infographics, 2022.
NELSEN, Jane; LOTT, Lynn; GLENN, H. Stephen. Disciplina positiva em sala de aula. Manole: São Paulo, 2017.
SANDERSON, Christiane. Abuso Sexual em Crianças: fortalecendo pais e professores para proteger crianças contra abusos sexuais e pedofilia. São Paulo: M. Books, 2008.
SILVA, A. R. S., Soma, S. M. P., & WATARAI, C. F. O segredo da Tartanina: Um livro a serviço da proteção e prevenção contra o abuso sexual infanto-juvenil. Pompéia, SP: Centro Universitário do Distrito Federal, 2011.
SOMA, S. M. P.; WILLIAMS, L. C. de A. Avaliação de Livros Infantis Brasileiros sobre Prevenção de Abuso Sexual baseada em Critérios da Literatura.
SOUTO-MAIOR, S. D. O mapa do tesouro: ultrapassando obstáculos e seguindo pistas no cotidiano da educação infantil. In: OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e encantamentos na educação infantil. São Paulo: Papirus, 2000, p. 63-82.
SOUZA, L. O.; BERNARDINO, A. D. A Contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista de Educação, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 235-249, jul./dez. 2011.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 11. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais, dos artigos publicados na Revista, são do autor e da Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura, com os direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, com aplicações educacionais e não comerciais, de acordo com os princípios do sistema de acesso aberto do Creative Commons.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution coletiva para a Revista Cajueiro e individual para cada artigo nela publicado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).